Ações do Acelera Passo Fundo liberam mais de 240 processos de obras

03/03/2021 (Atualizado em 03/03/2021 | 10:40)

Foto: Diogo Zanatta
Foto: Diogo Zanatta

Apresentado recentemente pela Prefeitura de Passo Fundo à Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs) como uma inovação na gestão pública, o Acelera Passo Fundo tem construído avanços administrativos e possibilitado um diálogo entre as diferentes Secretarias da estrutura administrativa municipal. Lançado no início de janeiro, a iniciativa é vista pelo prefeito, Pedro Almeida, como uma evolução necessária e fundamental dos processos públicos.

Para ele, é indispensável garantir celeridade e agilidade na desburocratização dos serviços. "Isso dá condições para quem quer empreender, possa fazer com menos burocracia. Precisamos muito fomentar a geração de emprego e renda e uma das maneiras disso acontecer é reduzindo a demora na liberação dos processos. O Acelera Passo Fundo está atendendo a nossa expectativa e tenho convicção de que teremos ainda novos avanços importantes para confirmar", avaliou Pedro, complementando que, em pouco mais de 45 dias, em sistema de mutirão, a Secretaria de Obras liberou mais de 240 processos que aguardavam análise.

A partir disso, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Diorges Oliveira, acredita que o diálogo entre os setores da Prefeitura facilitará a condução de projetos que resultem na abertura de novos postos de trabalho. "Há uma série de ações sendo executadas com a perspectiva de acelerar muitas questões internas. Isso nos ajuda a garantir menos tempo de espera para a tomada concreta de definições que auxiliam os empreendedores", pontuou ele, citando, por exemplo, a criação de um grupo de trabalho referente a projetos especiais. "Estamos com três projetos de empreendimentos viáveis para serem postos em prática em breve".

Neste sentido, o Município também trabalha para modernizar as leis de incentivo ao empreendedorismo. "É um grupo de desburocratização que está avaliando a legislação atual para, em seguida, propor avanços e adequações que tornem Passo Fundo uma cidade atrativa para empresas em diferentes setores econômicos e produtivos", antecipa o secretário, comentando que há muito interesse na atração de start-ups de tecnologia. "Precisamos estar preparados e oferecer condições reais para estes segmentos".


Plano de Desenvolvimento Rural

Outro avanço do Acelera Passo Fundo é a construção de um amplo diagnóstico sobre o meio rural. "O prefeito nos demandou um estudo sobre as potencialidades e as demandas do agronegócio, envolvendo todas as cadeias de produção. Isso está sendo feito e vai nos permitir agir de forma estratégica", ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico, citando que, entre outros pontos, o Plano vai estabelecer investimentos em tecnologia, segurança no campo e infraestrutura. "Nós estamos com vários projetos sendo encaminhados ao Ministério da Agricultura propondo a captação de recursos federais para fazermos as melhorias e os avanços necessários".


Captação de recursos

O secretário de Desenvolvimento Econômico reforça que a área da captação de recursos também está recebendo atenção da Secretaria. "Vamos buscar junto à bancada gaúcha na Câmara dos Deputados, por exemplo, a destinação de emendas para o Hospital Municipal, porque queremos garantir, além das questões de infraestrutura, melhorias nos serviços ofertados à população", defendeu Oliveira, dizendo que a avaliação destes 45 dias do Acelera é bastante positiva. "Muito trabalho e resultados obtidos. Entendemos que estamos no caminho certo e o Acelera vai fazer com que possamos dar mais celeridade a estas ações. Mesmo diante de um enorme desafio em saúde pública, precisamos encontrar alternativas para a geração de emprego e renda".

Fonte: Prefeitura Municipal de Passo Fundo

PESQUISA

ASSINE NOSSA NEWLETTER