Com dois meses de operação, ECOPONTO serve de modelo para municípios da região

 Foto: Diogo Zanatta/PMPF
Foto: Diogo Zanatta/PMPF

Projetado para receber resíduos volumosos, o novo ECOPONTO da Prefeitura de Passo Fundo está em operação desde a primeira quinzena de janeiro e, de acordo com a secretária de Meio de Ambiente, Gabriela Engers, vem sendo bastante procurado pela comunidade. "O espaço, que atende a uma das metas do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, vem se consolidando como uma importante ação em defesa do meio ambiente", comentou ela.

Neste período de funcionamento, conforme Gabriela, já foram descartados no local aproximadamente 400 m³ de resíduos que não podem ser depositados nas lixeiras domésticas espalhadas no perímetro urbano. "Destacamos a grande procura para descarte de móveis, principalmente sofás e resíduos de poda e jardinagem", disse a secretária, complementando que os resíduos recicláveis como ferro, vidro, eletrônicos, papelão, papel misto, plástico e óleo de cozinha são recolhidos pela COAMA, que é a cooperativa de reciclagem, que já coletou aproximadamente 3.500 kg. "Isso tem um impacto positivo na renda dos cooperados".

Com estes indicadores e o reconhecimento da comunidade sobre a importância da iniciativa, a secretária de Meio Ambiente destacou que alguns municípios da região já entraram em contato com a Prefeitura para obter informações sobre a implantação e o funcionamento do ECOPONTO. "A receptividade das pessoas ao ECOPONTO tem sido muito boa. Diariamente, muitas pessoas vão até o local para fazer o descarte. Ali, elas recebem orientações sobre as formas corretas de se depositar os resíduos e acabam levando essas informações adiante. São ações práticas que vem garantindo um bom resultado na preservação ambiental e que, por isso, acabaram chamando atenção regional", observou Gabriela.

O prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, que acompanhou o início das atividades do ECOPONTO, reiterou que a política pública voltada à proteção ambiental tem se demonstrado acertada na medida em que a população tem entendido seu objetivo. "Os números e o movimento registrado nestes dois primeiros meses de operação confirmam que a proposta está dando certo e vem cumprindo com a meta de reduzir o volume de resíduos descartados em lugares inadequados. Agora, estudamos a possibilidade de aperfeiçoar e melhorar ainda mais o serviço", declarou Pedro.

Funcionamento
O ECOPONTO está localizado na Rua Jacinto Vilanova, Bairro Annes, junto à fábrica de tubos da Prefeitura. Ele funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h. Para realizar o descarte, é preciso apresentar documento de identificação.


Fonte: Prefeitura Municipal de Passo Fundo

PESQUISA

ASSINE NOSSA NEWLETTER