Cemitério Municipal de Taquara começa a ser ampliado para receber construção de gavetas

31/03/2021 (Atualizado em 31/03/2021 | 17:03)

divulgação PMT
divulgação PMT

Uma necessidade solicitada há muitos anos pela comunidade taquarense começa a ser colocada em prática. A ampliação do Cemitério Municipal de Taquara, localizado no bairro Cruzeiro do Sul, iniciou no sábado (27), com a terraplanagem pela Secretaria de Obras, Serviços Urbanos, Mobilidade e Trânsito. Segundo o secretário da pasta, Bruno Cardoso, após a limpeza de toda área, a equipe fará a preparação do terreno para a construção das gavetas. Esta etapa segue durante toda a semana. 

 

    O secretário de Planejamento, Meio Ambiente e Captação de Recursos, Luciano Campana, lembra que a última ampliação do cemitério ocorreu há mais de dez anos e, desde então, inexistiu qualquer ação do Executivo para aumentar a capacidade, seja através de aquisição de área ou de um edital para remoção de ossadas em túmulos abandonados. “A ampliação do cemitério e a intervenção através de um edital de remoção de ossadas são necessidades urgentes constatadas pela atual administração”, afirma.

 

    Para operacionalizar essas ações a secretaria  iniciou as tratativas para a aquisição de uma área lindeira ao cemitério com os herdeiros de Ary Waldemar Schmidt, através de uma permuta com uma área do Município de Taquara não havendo dispensa de valores em moeda corrente. “Ressalta-se que ambos os imóveis possuem valores equivalentes e o negócio gira em torno de R$ 240.000,00”, informa Campana.

 

    Mesmo antes de consumada a aquisição do imóvel, os técnicos do Planejamento formalizam projeto para a edificação de gaveteiros ao longo de todo o perímetro que está sendo adquirido, bem como formalizam edital para remoção de ossadas e túmulos abandonados que darão um grande incremento ao Cemitério Municipal. “A superlotação do nosso cemitério era uma demanda urgente e que nos preocupava. Conseguimos, em um curto espaço de tempo, encontrar uma solução”, destaca a prefeita Sirlei Silveira. 

 

    “Desta forma, busca-se no início da gestão o enfrentamento de um passivo histórico esquecido, mas que dará tranquilidade aos munícipes e à administração pelos próximos anos. Em relação à formalização e quantitativos para a edificação dos gaveteiros as estimativas ainda não estão finalizadas. Por fim, a intenção da administração é da forma mais célere e, dentro da legalidade, operacionalizar a obra”, reforça o secretário Luciano.

 

    Vistoriando a obra, o presidente da Câmara de Vereadores, Adalberto Soares, e o vereador João Elias parabenizaram o poder Executivo. “Acompanhamos os trabalhos de duas máquinas de grande porte que trabalharam a todo vapor na limpeza da vegetação junto à lateral do cemitério, espaço que servirá para a implantação de melhorias. Quero parabenizar a administração municipal pela agilidade em resolver este problema que há tempos é necessário, pois o cemitério está com a sua capacidade no limite”, observa Soares.

Fonte: Secom / Prefeitura Municipal de Taquara

PESQUISA

ASSINE NOSSA NEWLETTER