Desassoreamento do Arroio Sonda em Taquara finaliza nesta semana

04/05/2021 (Atualizado em 05/05/2021 | 09:36)

divulgação PMT
divulgação PMT


Há cerca de 16 dias equipes da Secretaria de Obras, Serviços Urbanos, Mobilidade e Trânsito trabalham no desassoreamento e na limpeza do Arroio Sonda, um dos principais arroios de Taquara, localizado no bairro Empresa e loteamento Olaria, e que há muitos anos não recebia nenhuma intervenção da Prefeitura. A situação preocupava os moradores principalmente em épocas de chuvas intensas, em razão dos alagamentos que deixavam muitas famílias em situações críticas e desalojadas.

 

A remoção do acúmulo de sedimentos e lixos nas margens e no leito do curso d’água, bem como o alargamento do arroio favorecerá maior vazão evitando as enchentes, menciona o secretário responsável pela pasta, Bruno Cardoso. “Confesso que é muito chocante a quantidade de lixo retirado do arroio, foram muitas cargas recolhidas manualmente por nós e outras que saíram através da ação das máquinas. Esperamos que o nosso trabalho seja valorizado, que a população não jogue lixo e nos auxilie neste cuidado evitando as enchentes”, revela Bruno.

 

Outros trabalhos deste porte já estão sendo estudados. Na segunda-feira (3), o secretário Bruno, o secretário de Planejamento, Meio Ambiente e Captação de Recursos, Luciano Campana e o presidente da Câmara de Vereadores, Adalberto Soares, estiveram na localidade de Padilha, identificando alguns pontos do rio, onde pretendem, nos próximos meses, iniciar um trabalho de desassoreamento. “O trabalho se faz necessário em função de que o leito do rio está invadindo a estrada, sendo que em um dos pontos da estrada será necessário fazer o seu alargamento. A primeira etapa é darmos andamento ao licenciamento ambiental para executarmos a obra”, menciona Soares.

Fonte: Prefeitura Municipal de Taquara

PESQUISA

ASSINE NOSSA NEWLETTER