Maio Amarelo: deputada Franciane Bayer destaca ações por um trânsito mais seguro

05/05/2021 (Atualizado em 07/05/2021 | 12:44)

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, a deputada estadual Franciane Bayer (PSB) usou o período das Comunicações da sessão plenária desta terça-feira (4) para falar do Maio Amarelo, mês dedicado a chamar atenção para o alto índice de mortos e feridos no trânsito. “Hoje estou aqui para convidar a todos para se engajarem em mais uma ação pela vida”, disse referindo-se aos acidentes de trânsito. A parlamentar destacou que o combate a guerra no trânsito, seja através do exemplo e do respeito às leis, seja cobrando melhorias na legislação e na fiscalização, é um dever de todo. “Não podemos mais aceitar a violência no trânsito. São vidas perdidas, famílias destruídas, jovens e crianças que não chegarão à idade adulta. Um dos fatores que contribuem para isto é cultural, tem a ver com a consciência e a responsabilidade individual, independente de governos, instituições ou terceiros”.


Em seu discurso, Franciane trouxe dados que apontam o Brasil entre os dez primeiros países com maior número de mortes causadas por acidentes nas ruas, estradas e rodovias. “Seguimos registrando uma média anual de 30 mil óbitos causados por acidentes. Isto significa que cerca de 80 pessoas morrem por dia no país. Uma verdadeira pandemia”.


A deputada também informou que apresentou um projeto, em tramitação na Casa, para contribuir com um trânsito mais seguro. “O PL 214/2020 institui o Plano Estadual de Redução de Mortes e Acidentes no Trânsito e tem como principal objetivo de reduzir pela metade o índice de mortes em relação à população e ao número de veículos de cada localidade”.

Assembleia Legislativa ilumina prédio

Quem passar pelos arredores da Praça Marechal Deodoro, no centro da Capital, no mês de maio poderá conferir a nova iluminação do prédio que abriga a Assembleia Legislativa. Em alusão à campanha mundial de conscientização pela segurança no trânsito, a fachada do Parlamento estará com luzes amarelas durante todo o período. A iniciativa é uma proposição da deputada Franciane Bayer.


O mês foi escolhido para tratar do tema em maio de 2011, quando a Organização das Ações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, maio se tornou referência mundial para balanço das ações por um trânsito mais seguro. Já a cor foi escolhida por simbolizar atenção, assim como a sinalização e advertência no trânsito. “Considero válidas todas as ações de prevenção e de engajamento entre a sociedade e as instituições, evitando mortes e, consequentemente, resultando em um trânsito mais seguro para motoristas, passageiros e pedestres”, destaca o presidente do Legislativo, deputado Gabriel Souza (MDB).


“A mudança de comportamento, seja por parte do pedestre ou condutor, é imprescindível para evitarmos acidentes e pouparmos vidas. Este é o propósito da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, envolver toda sociedade na reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade, com respeito e responsabilidade, tema escolhido para este ano pelo Movimento Maio Amarelo como atitudes a serem praticadas no trânsito”, ressalta a deputada Franciane, proponente da campanha na AL.


Outras ações pelo trânsito


A deputada Franciane Bayer também é autora do PL 215/2020 que pretende potencializar no Rio Grande do Sul as ações de conscientização para um trânsito mais seguro ao instituir a Semana Estadual da Conscientização no Trânsito, a ser realizada na semana de setembro que incluir o dia 23, data que também fica definida como o Dia Estadual de Conscientização no Trânsito. “A ideia é fomentar ainda mais na sociedade gaúcha o debate sobre a segurança no trânsito e despertar nas pessoas justamente o senso de responsabilidade que todos possuem em relação ao tema”, justifica.



Fonte: Ascom dep. Franciane Bayer - Com colaboração de Juliane Soska | Foto fachada ALRS: Joel Vargas

PESQUISA

ASSINE NOSSA NEWLETTER