Uma das maiores feiras de agronegócio do Brasil, a Expodireto 2017, que acontece na próxima semana em Não-Me-Toque, neste ano também será um importante espaço de discussão política. A reforma da previdência, que mexe nas regras da aposentadoria rural, deverá dominar os debates.
Para o deputado Heitor Schuch (PSB/RS), que estará presente na mostra, a hora é de reforçar a mobilização contra a alteração nas normas e retirada de direitos dos trabalhadores. "Muitos parlamentares deverão passar pelo evento. Os agricultores e lideranças precisam aproveitar o momento para cobrar a posição de cada um e pedir apoio para as emendas que preservam os segurados especiais da reforma", destaca Schuch.
Na sexta-feira, uma grande audiência pública do Senado deverá reunir centenas de agricultores na Expodireto, assim como deputados e senadores. "O governo e sua base precisam entender o que está em jogo e o tamanho dos prejuízos à produção de alimentos no país se a PEC 287 for aprovada como está. A grande maioria dos agricultores familiares não terá mais perspectiva quanto à aposentadoria. Será o esvaziamento do campo", alerta.
Entre as principais mudanças estão a idade mínima para acesso ao benefício, que passará dos atuais 55 anos (mulheres) e 60 (homens) para 65 anos, e a forma de contribuição, hoje feita sobre a produção comercializada, que será direta e individual, por cada membro da família.
Lisiana Santos - Tuca
Fonte: Assessoria