"O jovem é a força e a resistência da sociedade", diz presidente da JSB RS, Diego Adam

19/05/2021 (Atualizado em 21/05/2021 | 10:58)

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Você sabe por que a juventude é tão importante na política e nas construções sociais? É porque nós temos a inquietude e a coragem para mudar as coisas que não estão dando certo. Essa coragem, por vezes, falta em muitas pessoas que estão inseridas no meio político.

A resposta é sempre clara, mas, nem sempre muito bem aceita. No sistema em que vivemos, a voz da juventude é - de certa forma – velada, apesar dos jovens marcarem a história política do nosso país desde 1989.

A juventude luta por um amanhã melhor: sem preconceito com a idade, credo, raça ou gênero, sem amarras, dúvidas ou questionamentos pautados pela inexperiência.  O jovem deseja uma educação de qualidade, quer ser valorizado pelo seu esforço e remunerado de forma digna, quer ser visto com admiração e deseja dar condições melhores para a sua família. O jovem é a força e a resistência da sociedade. Ainda assim, por que é tão difícil ter um jovem inserido na política?

A desconfiança com a classe política, geralmente composta por pessoas mais velhas e conservadoras, é o principal fator para o jovem pensar que não será ouvido. No aspecto geral, não é fácil convencer os jovens a se inserirem no contexto político-partidário. O nosso dever é mostrar que é através da política que conseguiremos reivindicar pelos nossos direitos e levantar as bandeiras que julgamos serem necessárias seja nos municípios, estados ou país.

A juventude luta pelo primeiro emprego, por uma educação básica e superior de qualidade e gratuita, pela inserção do jovem nos espaços de discussão e liderança, pela diminuição das desigualdades, pela construção de uma sociedade menos hipócrita e mais amigável.

Resumindo, o jovem de amanhã é o reflexo das conquistas e avanços dos jovens de hoje. Sendo assim, para a juventude continuar crescendo e conquistando novas batalhas, ela precisa ser ouvida e respeitada.

Nesse sentido, o fomento da juventude partidária é essencial para trilharmos caminhos que representem e beneficiem os jovens e prezem pelo seu bem-estar social e político, contribuindo para uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária.

De mãos dadas faremos as transformações que tanto sonhamos e é pela juventude o caminho!

 

Diego Adam

Presidente estadual da JSB RS

Fonte:

PESQUISA

ASSINE NOSSA NEWLETTER