Secretário de Obras e Habitação do Estado, José Stédile adianta convênios à disposição de Viamão

27/05/2021 (Atualizado em 27/05/2021 | 11:34)

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O secretário estadual de Obras e Habitação, José Stédile, concedeu entrevista, nesta quarta-feira (26/05), ao programa Eu Sou do Sul, apresentado diariamente pelos comunicadores professor Vilson Arruda e Mauro Lopes, da Metropolitana TV, localizada no município de Viamão. O titular da SOP destacou os convênios de cooperação à disposição dos 497 municípios gaúchos, com destaque para a perfuração de poços e o Programa Nenhuma Casa Sem Banheiro. Stédile falou, ainda, sobre o cenário eleitoral de 2022 e reafirmou os compromissos com a Primeira Capital do Estado.


“Temos diversos programas aprovados pelo governador Eduardo Leite como ações estratégicas da gestão. É papel do poder público trabalhar também pelo social”, pontuou Stédile, ao citar as diretrizes do Nenhuma Casa Sem Banheiro que, a médio prazo, objetiva atender 11 mil famílias em situação de extrema pobreza. Inicialmente, o programa contemplará os 30 municípios com maior deficit de saneamento em todo o Estado, coincidentemente, sendo todos da Região Metropolitana. “Viamão é o segundo município da lista”, disse, em alusão ao levantamento realizado pelo Comitê de Dados do governo do Estado.


Em relação ao programa de Poços e Redes, Stédile salientou que a Câmara de Vereadores buscou informações sobre os serviços visando contemplar a comunidade do Cantagalo. Ele lembrou que a demanda deverá ser oficializada pela prefeitura junto à SOP nos próximos dias. “Seguiremos trabalhando pelo desenvolvimento regional, sempre em parceria com as prefeituras, as Câmaras de Vereadores e com as entidades civis, como no caso do Conselho de Arquitetura e Urbanismo. O CAU/RS é nosso parceiro no Nenhuma Casa Sem Banheiro”, refletiu. 


Questionado sobre obras escolares, lembrou que a Secretaria de Obras lidera as ações de conservação de prédios públicos e intervenções emergenciais mediante investimento financeiro e demanda das demais secretarias do Estado. As pastas de Educação, Cultura e Saúde lideram a maior parte das solicitações.


Na área habitacional, lamentou o corte de 98% do orçamento do governo federal que seria destinado à construção de moradias populares em todo o Brasil. Lembrou que está como vice-presidente do Fórum Nacional de Secretários de Habitação, adiantando que o grupo está agendando reunião com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para buscar alternativas. “A política habitacional é realizada por meio de parcerias com o governo federal, os estados e os municípios. Porém, a maior parte dos recursos tem origem no governo federal”, informou. 


Eleições 2022


Stédile foi prefeito de Cachoeirinha por oito anos e deputado federal por dois mandatos. “Ainda é cedo para falarmos sobre as eleições, o debate atual precisa ser o combate e à prevenção à Covid-19”, defendeu. Quando perguntado novamente pela audiência, destacou o desejo de concorrer a uma das cadeiras na Assembleia Legislativa. “Minha vontade é concorrer a deputado estadual, mas estou à disposição do PSB”, disse ele, que é presidente do PSB gaúcho, mas licenciado para se dedicar à SOP. 


Procurado após a entrevista, o ex-deputado federal Geraldinho Filho, liderança do PSB em Viamão, adiantou os projetos da sigla para as eleições do ano que vem. “O secretário Stédile certamente terá o apoio do PSB Viamão, seja ele candidato a deputado federal ou a deputado estadual”, disse, adiantando que o apoio será oficializado em momento oportuno pelo Diretório e pela Executiva, liderada pelo presidente Aldemarzinho Aprato e composta também pelos vereadores Dilamar de Jesus e Markinhos da Estalagem. 


Emendas para Viamão


Durante os mandatos como deputado federal, José Stédile destinou mais de R$ 3 milhões de emendas à cidade. O aporte financeiro contribuiu para a promoção de políticas públicas nas áreas da Saúde, Segurança, Agricultura, Esporte, Obras e Patrimônio Histórico. Entre as ações, destacam-se a reforma da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, bem como a destinação de recursos para o asfaltamento de ruas nas localidades Araçá, São Tomé, Martinica, Vila Elza, Esmeralda, Florescente e Martinica. 

Fonte: Ascom PSB Viamão