Fundação João Mangabeira firma parceria com Todos pela Educação

21/07/2021 (Atualizado em 21/07/2021 | 10:35)

A Fundação João Mangabeira (FJM), braço de formação política do PSB, fechou parceria com a organização ‘Todos pela Educação’ para incentivar prefeitos e gestores municipais socialistas a priorizarem a Educação em suas administrações.

A apresentação do projeto será feita via Zoom nesta quinta-feira (22), às 18h, com a participação do presidente da FJM, Márcio França, e da presidente da ‘Todos Pela Educação’, Priscila Cruz.

Também estarão presentes os deputados federais Marcelo Freixo (RJ), Aliel Machado (PR), Danilo Cabral (PE) e Alessandro Molon (RJ); os prefeitos do Recife (PE), João Campos; de Altamira (PA), Claudomiro Gomes; de Cachoeirinha (RS), Miki Breier; de Irecê (BA), Elmo Vaz; de Presidente Prudente (SP), Ed Thomaz, e a prefeita de Cáceres (MT), Antonia Eliene.

Durante o evento, será apresentado o programa ‘Compromisso com a Educação’, que vai oferecer formação e capacitação para os gestores municipais por meio do curso ‘Educação Já Municípios’ (inscrições abertas). A iniciativa implica no estabelecimento de pautas prioritárias para a Educação Básica do país.

Serão abordados no curso, entre outros assuntos, planos de reabertura das escolas a curto prazo, estruturação do sistema educacional e qualidade da educação. O objetivo é auxiliar os gestores a estabelecerem um plano de trabalho em suas respectivas secretarias, além de oferecer a possibilidade da troca enriquecedora de experiências entre os participantes.

O curso ‘Educação Já Municípios’ será realizado com o apoio da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, do Instituto de Estudos Avançados da USP (polo Ribeirão Preto).

Parceria e Escola Miguel Arraes

Esta não é a primeira vez que a FJM e o ‘Todos pela Educação” trabalham juntos. Nas eleições municipais de 2020, candidatos do PSB assinaram um termo de compromisso com a organização para seguir, durante seus mandatos e em seus planos de governo, as diretrizes e objetivos propostos pelo documento ‘Educação Já Municípios’, explica o vice-presidente da FJM, Alexandre Navarro.

Segundo Navarro, o próximo passo para incrementar a formação de quadros fornecida pela FJM será o lançamento da Faculdade Miguel Arraes (FMA), no segundo semestre. “A Faculdade Miguel Arraes, instituição de ensino superior, de formação profissionalizante, extensão e pesquisa, vai primar pela eliminação da desigualdade social e da pobreza, numa ambiência social diversa que forneça igualdade de oportunidades a todo ser humano, indistintamente, condição inalcançável sem formação educacional, técnica e acadêmica”, destaca.

FJM e Todos pela Educação

O ‘Todos pela Educação’ trabalha, desde sua fundação, em 2006, para contribuir com uma escola pública e de qualidade para todos. Por meio de ações, propõe e reivindica políticas públicas educacionais que garantam aprendizagem e igualdade de oportunidades para crianças e jovens.

As cinco metas elencadas pela organização são: toda criança e jovem de 4 aos 17 anos na escola; toda criança alfabetizada aos 8 anos de idade; todo aluno com aprendizado adequado ao seu respectivo ano; todo jovem com ensino médio concluído até os 17 anos; e investimento em Educação ampliado e bem gerido.

A FJM, por sua vez, tem como finalidades formular e avaliar políticas públicas, realizar ciclos de estudos, simpósios, conferências, cursos e seminários, elaborar e desenvolver programas e projetos de educação, além de aperfeiçoar, atualizar e formar pessoas e representantes partidários.

Fonte: PSB nacional - Com informações da Fundação João Mangabeira

PESQUISA

ASSINE NOSSA NEWLETTER