Fortalecimento da UERGS pauta reunião entre Catarina e o secretário Fábio Branco

16/03/2017 (Atualizado em 15/03/2017 | 20:27)

Catarina Paladini é deputado estadual pelo PSB/RS
Catarina Paladini é deputado estadual pelo PSB/RS

 

O líder da bancada do PSB, deputado estadual Catarina Paladini defendeu ações para o fortalecimento da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), durante audiência com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco, na manhã desta quarta-feira (15/03). “A Uergs é uma antiga bandeira minha e do PSB que vê na universidade um instrumento de capacitação visando o desenvolvimento do Estado, na medida em que proporciona a formação de cientistas, pesquisadores, mestres e doutores”.

Mesmo com o orçamento enxuto, em 2016 a Uergs foi a universidade que alcançou o maior índice de ocupação as vagas ofertadas, chegando a um índice de 99,7%, conforme a reitora Arisa Araújo da Luz. A universidade está presente em 24 cidades gaúchas, contando com 178 funcionários no quadro técnico e de apoio administrativo e 253 professores. 

Um dos projetos da universidade que contam com o apoio do deputado, é o credenciamento da Uergs para oferta de cursos de graduação na modalidade Educação a Distância (EaD) e de parcerias com a Universidade Aberta do Brasil (UAB). “As tratativas já iniciaram. A reitora Arisa está em Brasília esta semana onde participa da reunião da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), que tem como pauta o “Projeto EaD em rede: passos para a sua viabilização”. 

Com o credenciamento junto à UAB, a Uergs poderá ofertar cursos de graduação em EaD nos Polos existentes no estado. A UAB é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da EaD. Os cursos são abertos ao público em geral, mas têm prioridade os professores que atuam na Educação Básica, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em Educação Básica.

Catarina Paladini reiterou apoio às lutas da Uergs. “Precisamos manter unidade na defesa da universidade pública e, também, aumentar ainda mais a sua importância nas comunidades em que está inserida”.

Criada em 2001, por iniciativa do então deputado estadual Beto Albuquerque, a UERGS é uma das grandes bandeiras do PSB. Presidente do PSB no RS e vice-presidente nacional, Beto sempre lutou pela manutenção das atividades da universidade, bem como o seu fortalecimento como instituição de ensino. O deputado Catarina tem sido grande parceiro na luta por melhores condições da universidade em seus dois mandatos.

 

Texto e foto: Fabiana Calçada

Fonte: Bancada Socialista na AL/RS

PESQUISA

ASSINE NOSSA NEWLETTER