Tarde de campo expôs novas possibilidades na agricultura Paveramense

06/10/2021 (Atualizado em 07/10/2021 | 10:01)

foto: Cristiano Bauer
foto: Cristiano Bauer

Na última sexta-feira (1º), aconteceu uma Tarde de Campo na propriedade do agricultor Gilmar Reckziegel em Linha Brasil, sobre a Cultura do Trigo para produção de grãos. A iniciativa partiu do próprio agricultor que procurou as parcerias da Emater, Cooperativa Languiru, e Secretaria Municipal da Agricultura de Paverama para a realização do evento.

Na ocasião, o objetivo foi mostrar aos agricultores presentes a cultura do trigo, que a algum tempo foi deixada de lado em nosso município, e apresentar os resultados que vêm sendo observados nas lavouras.

Os engenheiros agrônomos, Lucas de Paula e Everaldo André, palestraram para os presentes e tiraram as dúvidas pertinentes aos plantios.

O evento teve a presença do prefeito municipal, Fabiano Merence Brandão, do vice-prefeito João Edson de Moraes, vereadores e Secretários Municipais, totalizando mais de trinta pessoas.

Os agricultores tiveram a oportunidade de observar a lavoura de trigo, e ouvir os técnicos da Languiru e da Emater. Tratos culturais desde o plantio até a colheita, e as considerações do trigo, como uma nova alternativa de renda em um período em que as lavouras estão em pousio (descanso), foram alguns dos assuntos abordados.

Aproveitando a oportunidade, os técnicos abordaram de forma simples, sobre a ameaça fitossanitária mais presente na cultura do milho a “Cigarrinha do Milho”.

O proprietário Gilmar Reckziegel fez suas considerações sobre a lavoura, destacando a viabilidade e lucratividade do cultivo, destacando a importância da comunicação e trocas de experiências entre os agricultores. Ele aproveitou para incentivar os agricultores presentes a cultivarem trigo.

O prefeito Fabiano Merence Brandão, destacou a iniciativa dos agricultores em ouvir dicas de profissionais do campo, e também mencionou a iniciativa de Gilmar, “É importante todos tirarem 1 ou 2 horas para virem acompanhar de perto aquilo que está dando certo, e quem sabe, mudar algumas ideias e planejamentos. É bom ver o produtor rural buscando essas parcerias com a administração e com a Emater”, destacou.

Para o Técnico da Emater Aldacir Pretto, essa proposta de trabalho sempre é importante, pois quando se está na propriedade, é possível observar a cultura, tirar dúvidas, e interagir com os agricultores, assim como se observou na tarde de campo.

Fonte: Cristiano Bauer / PMP