Inclusão e valorização de artistas marcaram a 13ª edição do Verão Cultural

Miki Breier (PSB) é prefeito de Cachoeirinha
Miki Breier (PSB) é prefeito de Cachoeirinha

 

Ao todo, foram sete fins de semana de programação, mais de 30 apresentações e público superior a 3 mil pessoas. Atividades que movimentaram a Praça da Juventude, o Parcão e a Casa de Cultura Demósthenes Gonzalez

Criatividade e a busca de parceria foram os ingredientes adotados pela Prefeitura para enfrentar a crise e realizar o Verão Cultural 2017. Ao todo, foram sete fins de semana, mais de 30 apresentações e um público superior a 3 mil pessoas no período. As atividades realizadas pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo movimentaram a Praça da Juventude, o Parcão e a Casa de Cultura Demósthenes Gonzalez. Mais de 30 artistas de Cachoeirinha, Porto Alegre e Canoas selecionados através de edital público, animaram o Verão Cultural - gratuito e com entrada franca - que ainda contou com apresentações de dança, cinema, oficinas culturais e atividades esportivas.

O evento, que chegou ao fim neste fim de semana, além da diversidade das apresentações que valorizaram o tradicionalismo, o hip hop, ritmos como a rumba, dança do ventre entre outros, ainda teve como diferencial a participação de uma intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

As diversas atividades esportivas, apresentações de dança, cinema e música do Verão Cultural 2017 deixam uma marca importante: a inclusão de pessoas com deficiência. Pela primeira vez, as atividades, que vem sendo realizadas desde janeiro, visaram à integração do público com deficiência buscando criar espaços de convivência e respeito. “Esta gestão entende que a cidade é das pessoas e deve-se preservar o espaço de participação. O Verão Cultural é um exemplo importante do quanto o esporte, a arte e a cultura também são processos de inclusão”, lembra o prefeito Miki Breier (PSB/RS).

“Tivemos oficinas com tradução para os surdos. Os cegos também foram contemplados com a inclusão por meio do calendário do Verão Cultural que foi confeccionado em braille. Esse fato já, justifica a temática do evento que foi a 'Descoberta dos Sentidos', levando cultura, esporte e lazer para toda a comunidade em um contexto inclusivo”, aponta a secretária Patricia Vianna, ao lembrar que, em 2018, a ideia é incluir mais artistas, buscar novas parcerias, ampliar o número de regiões atendidas garantindo a pluralidade do evento.

 

Ascom Prefa. Cachoeirinha

Fonte: Ascom Prefa. Cachoeirinha

PESQUISA

ASSINE NOSSA NEWLETTER