Vereadora Marisa Schwarzer discute pauta animal com prefeita de Pelotas

17/11/2021 (Atualizado em 17/11/2021 | 09:59)

Reunião teve como temas principais a substituição do transporte com tração animal na cidade e reforço nas castrações e a proibição de venda e queima de fogos de artifício com barulho

A vereadora Marisa Schwarzer (PSB), defensora da causa animal em Pelotas, esteve no Paço Municipal para reunião com a Prefeita Paula Mascarenhas. O primeiro tema tratado no encontro foi sobre a substituição dos transportes com tração animal por protótipos com propulsão humana e contou com a presença do representante da Associação dos Charreteiros e Carroceiros de Pelotas, Luiz Antônio de Lima Silveira. O projeto já está em desenvolvimento e conta com tecnologia que visa reforçar as pedaladas dadas pelo condutor, tornando o processo menos trabalhoso.


 Após o pedido da vereadora, a prefeita se colocou à disposição para que assim que os modelos estiverem prontos, um grupo possa ser criado para colocar os protótipos em período de teste. "Esperamos que o projeto saia do papel o mais breve possível, pois além de proteger os cavalos do trabalho excessivo, veremos melhorias nas condições do serviço desses charreteiros e também no trânsito, principalmente no centro da cidade", disse Marisa.


A dificuldade em realizar castrações em animais também foi pauta da reunião. A gestora municipal lembrou que a Prefeitura lançou edital para o serviço, mas que não houve interessados. Como solução, Marisa apontou uma possível parceria com a Universidade Federal de Pelotas e pediu apoio do poder Executivo para construir e levar o projeto até a instituição. Paula se colocou à disposição e disse que vai estudar o caso para dar a retomada dos atendimentos em breve.  


Por fim a legisladora trouxe para discussão a necessidade de uma maior fiscalização acerca do uso, compra e venda de fogos de artifício com barulho na cidade. Marisa solicitou que a prefeitura aumente a supervisão e divulgação da norma estadual 15366 de 2019. "Apesar da lei que proíbe a soltura desses fogos, são muitas as denúncias que recebo. Parece que as pessoas não tem conhecimento sobre essa proibição", afirmou a parlamentar. Marisa lembrou que o incômodo gerado por esses barulhos vai além do sonoro, "isso atrapalha a vida de muita gente. As reclamações vêm de famílias com pessoas doentes em casa, crianças, autistas e também bichinhos como cachorros e gatos", disse. A prefeita se comprometeu a dar atenção ao assunto e intensificar tanto a fiscalização como a difusão da ideia através dos meios de comunicação oficiais.

Fonte: Ascom vereadora Marisa Schwarzer