Weber defende classificação federal nas esteiras de fumo

Elton Weber é deputado estadual pelo PSB/RS
Elton Weber é deputado estadual pelo PSB/RS

Ao participar da audiência pública da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa para discutir problemas na comercialização da safra, na 17ª Expoagro Afubra, em Rio Pardo, o deputado estadual Elton Weber denunciou distorções na negociação da safra, penalizando o agricultor.

"Temos conflitos graves na comercialização do fumo. No ano que não tem produto, pagam até o talo. No ano que a safra está boa, achatam a classificação e o preço desce". Weber defende que o Ministério da Agricultura reassuma a classificação do fumo na esteira e que o Sinditabaco volte a participar da negociação de preços. O parlamentar acrescentou que na safra 2015/2016 um total de 6 mil famílias abandonaram a atividade e que esse cenário causa desestímulo.

O vice presidente da Fetag-RS, Nestor Bonfanti, criticou a classificação inferior a qualidade do tabaco. De acordo com o presidente da Afubra, Benício Werner, há sérias dificuldades de negociação equilibrada. Presidente do SindiTabaco, Iro Schünke, lembrou que o sindicato não negocia preço.

 

 Escrito por Patrícia Cardoso 

Fonte: Assessoria

PESQUISA

ASSINE NOSSA NEWLETTER