Secretário estadual da NSB visita municípios para incentivar o protagonismo negro nas eleições de 2022

03/12/2021 (Atualizado em 03/12/2021 | 17:24)

Segmento está presente em 30 municípios, possui quatro vereadores negros eleitos e pretende fazer história ao colocar ao menos três candidatos no próximo pleito

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Com a finalidade de descentralizar as ações da região metropolitana de Porto Alegre, propor a efetivação de políticas públicas e incentivar o protagonismo negro nas eleições de 2022, nesta terça-feira (30), o novo secretário estadual da Negritude Socialista Brasileira (NSB/RS), Vladimir da Silva, começou a percorrer os municípios do Estado para se reunir, ouvir e dialogar com vereadores, representantes e lideranças do segmento e das comunidades.

Por fazer parte da região central, o município de Santa Maria foi o primeiro a ser visitado e escolhido para sediar o I Simpósio da Negritude a ser realizado ainda em dezembro deste ano.  Acompanhado do secretário executivo da NSB, Paulo Leites, e do secretário de Planejamento, Altair Madruga Mendes, Vladimir e a comitiva estiveram com o vereador e secretário especial do segmento, Paulo Ricardo (PSB), para tratar da organização do evento que deve marcar o início da gestão 2021/2024. Segundo Vladimir, futuramente, municípios estratégicos como Santana do Livramento (Oeste), Caxias (Serra) e Porto Alegre (Metropolitana), por exemplo, também devem ser contemplados com edição do simpósio.




Outro assunto em debate foi a pré-candidatura de Paulo Ricardo a deputado estadual. Professor, radialista e autor do Projeto de Lei nº 9251/2021 que destina 20% das vagas oferecidas em concursos públicos de Santa Maria para negros e indígenas, o parlamentar foi o vereador do PSB mais votado na cidade, com 1.102 votos. Além dele, a Negritude pretende colocar ao menos outros dois representantes na disputa do próximo ano: o vereador mais votado de Santana do Livramento,  Rafael Castro (PSB), com 1.554 votos, a deputado estadual. E a federal, o secretário de Planejamento da NSB, Altair Madruga Mendes. Vladimir destaca que - se o feito for confirmado - o momento será histórico para a Negritude. "São três candidaturas de uma só vez. Todas qualificadas, estruturadas e competitivas", declarou. 

Ainda em visita a Santa Maria, Vladimir esteve reunido com o Representante da Secretaria de Juristas Negros da NSB, Fabian Lacerda.

Fonte: Ascom NSB RS