Giro pelo Estado – creches em Pelotas, leite gaúcho, candidaturas negras e núcleos do PSB-RS, entre outros fatos

03/12/2021 (Atualizado em 21/01/2022 | 15:00)

Leia aqui as principais notícias socialistas da semana no Rio Grande do Sul

Creches em Pelotas -.  No início da tarde da última quinta-feira (dia 2 de novembro) a vereadora socialista de Pelotas, Marisa Schwarzer esteve reunida com a secretária Municipal de Educação e Desporto, Adriane Silveira, para discutir as dificuldades enfrentadas na área da educação no bairro Laranjal, Barro Duro, Colônia Z3 e arredores.

A falta de creches, para a vereadora, é um problema latente e foi um dos temas principais do encontro. Atualmente, muitas famílias que moram na região, algumas em situação de extrema vulnerabilidade social, ficam impedidas de trabalhar por não terem onde deixar seus filhos pequenos.

 

I Simpósio da Negritude - Com a finalidade propor a efetivação de políticas públicas e incentivar o protagonismo negro nas eleições de 2022, na terça-feira (dia 30 de novembro), o novo secretário estadual da Negritude Socialista Brasileira (NSB/RS), Vladimir da Silva, começou a percorrer os municípios do Estado para se reunir, ouvir e dialogar com vereadores, representantes e lideranças do segmento e das comunidades.

O Município de Santa Maria foi o primeiro a ser visitado e escolhido para sediar o I Simpósio da Negritude a ser realizado ainda em dezembro deste ano.  Juntos na organização do evento, o secretário executivo da NSB, Paulo Leites, o secretário de Planejamento, Altair Mendes e o vereador santa-mariense e secretário especial do segmento, Paulo Ricardo (PSB).

 

Produtores de leite - Segundo a Emater, o número de produtores de leite no RS caiu mais de 50% em seis anos, de 84.199 em 2015 para 40.182. E este cenário tende a piorar, apesar dos produtores terem feito a sua parte, investido em genética, estruturas adequadas, ordenhadeiras modernas, resfriadores e financiado equipamentos.

 

Soma-se a explosão dos preços dos insumos, com o adubo subindo em média 180%, a ureia160% e a ração 60%. Com a elevação do custo de produção, e a baixa remuneração do produto, mais famílias deixarão a atividade. “Está na hora da indústria olhar para os agricultores com a importância que eles merecem, e deixar de praticar este tratamento vergonhoso com quem produz a principal matéria prima de seu sustento”, enfatizou o deputado Heitor Schuch (PSB).



Beto Albuquerque - O pré-candidato do PSB ao governo do Rio Grande do Sul, Beto Albuquerque, percorre até 13 de dezembro o Estado para lançar o livro “Liberdade, Igualdade e Humanidade – são também as nossas façanhas?”.

O livro traz reflexões sobre os valores da bandeira do Rio Grande desde o surgimento do positivismo até os tempos atuais. A publicação, escrita durante a pandemia, é uma espécie de plataforma de governo na área de educação, mas fala também sobre desenvolvimento e empreendedorismo, o desafio da saúde, a segurança, entre outros assuntos que o socialista considera fundamentais para o Rio Grande do Sul.

 

Giovane Wickert - O PSB de Cachoeira do Sul recebeu, na noite de sexta-feira (26 de novembro), no salão de festas da AFCEEE, o secretário adjunto de Obras e Habitação do RS, Giovane Wickert. 

Ex-prefeito de Venâncio Aires, reconhecido e premiado por desenvolver programas de gestão humanizada, de empreendedorismo e envolvimento com o cidadão, Wickert, além de compartilhar boas práticas de gestão com os colegas partidários, também explicou detalhes do sistema coletivo de redução de flúor em poços tubulares a serem instalados na localidade do Piquiri no começo de 2022.

 

Núcleo da Saúde - Uma live - na página oficial do PSB RS no Facebook - marcou o lançamento, na noite desta segunda-feira (29 de dezembro), de um núcleo estadual socialista para tratar de uma das mais importantes questões do planeta pós-pandemia: a Saúde. “Precisamos de uma saúde de qualidade, capaz de cuidar de todos”, afirmou o presidente da sigla no RS, Mário Bruck, mediador da live.

O evento teve a participação do médico Ney Padilha, ex-vice-prefeito de Rosário do Sul, e de duas representantes da Escola Estadual de Saúde Pública: a diretoria Teresinha Valduga, mestre em Saúde Coletiva, e a adjunta Karen Cardoso, mestre em Enfermagem. 

Fonte: Assessoria de Comunicação do PSB-RS