Pelotas: Vereadora encaminha PL para limitação da circulação de veículos com tração animal

14/01/2022 (Atualizado em 21/01/2022 | 14:59)

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A onda de calor - incomum para o mês de janeiro - que assola toda América do Sul vem causando impactos na vida de todos nós. Mas você já parou para pensar que os animais também sofrem com as altas temperaturas? Em Pelotas, a vereadora Marisa Schwarzer (PSB), protocolou - nesta semana - o Projeto de Lei Ordinária que pede o estabelecimento de horário específico para a circulação de veículos com tração animal no município durante o período de intenso calor.

O projeto veda a circulação no horário entre 12h e 16h, durante o verão, correspondente aos meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março. Em  caso de descumprimento, a carroça e/ou charrete poderá ser recolhida pela autoridade competente e ficará sujeita a assinatura de termo de não incidência para ser liberada à circulação.




De acordo com Marisa, militante há mais de uma década da Causa Animal, a proposta se faz extremamente necessária para garantir a mínima qualidade de vida e bem-estar para animais que são expostos a jornadas intensas de trabalho, principalmente, durante o período de altas temperaturas. "Devido ao alto número de veículos de tração animal nas ruas de Pelotas, que nem sempre recebem a atenção e os cuidados adequados de seus tutores e em diversas vezes passam por situações insalubres e até mesmo de maus-tratos, é urgente que o Poder Público intervenha para assegurar os direitos básicos desses animais".




É importante frisar que os equinos trabalham o dia todo em meio ao trânsito perigoso, sob pressão, expostos ao sol forte ou ao frio e chuva, inclusive, sem alimentação e água. "Esses animais se adaptam a temperaturas mais frias durante o inverno, contudo, quando o clima está bastante elevado - sob altas temperaturas - o cavalo entra em sofrimento", ressalta a vereadora socialista.


Fonte: Stéphany Franco/Ascom PSB RS