Prefeito de Venâncio Aires visita postos de saúde e adianta novo modelo de marcação de consultas

29/03/2017 (Atualizado em 28/03/2017 | 19:49)

Giovane é prefeito pelo PSB
Giovane é prefeito pelo PSB

A manhã de trabalho do Prefeito Giovane Wickert (PSB/RS) iniciou com uma ronda, na segunda-feira (27/03), em algumas unidades de saúde de Venâncio Aires. Passava um pouco das 6h da manhã, quando o socialista chegou ao Posto de Saúde do Bairro Santa Tecla. Wickert conversou com a população que já esperavam para a marcação de consultas. O prefeito relatou as mudanças que a gestão pretende implantar em busca da eficiência na saúde, com destaque para um novo modelo de marcação de exames de imagem que busca eliminar filas. A iniciativa integra o programa ‘Prefeito na Rua’ que tem o objetivo de aproximar a gestão da comunidade.

Wickert explicou aos usuários, muitos que estavam nas filas desde as 4h da manhã, que partir de agora, os pacientes, ao receberam do médico a solicitação do exame, marcarão diretamente no balcão de atendimento do posto. Através de um SMS, o paciente será avisado de quando será o exame e do horário, não precisando mais madrugar nas unidades para agendar o procedimento. “Este é apenas um começo. Estamos tentando amenizar o sofrimento de quem tem que dormir muitas vezes ao relento em frente ao posto em busca de um exame ou atendimento. Nosso próximo passo é fazer isso com os exames laboratoriais e com o tempo também com as consultas”, disse Wickert ao conversar com os usuários na unidade do bairro Santa Tecla. O secretário municipal de saúde, Ramon Schwengber, também esteve presente.

Do posto central do bairro, o prefeito foi até a Unidade de Saúde da Família onde uma senhora de idade e o pai de um menino de cinco anos, esperavam o posto abrir para marcar consulta. O roteiro terminou no posto de saúde do Bairro Gressler onde o movimento era intenso antes das 7h.  No local, além de ouvir algumas indicações de melhorias do sistema de marcação de consultas, a comunidade aproveitou para pedir uma atenção melhor às condições das unidades de saúde. 

Nos primeiros 85 dias de governo, a gestão já instituiu o Gabinete Portas Abertas, que atende a comunidade por ordem de chegada toda sexta-feira das 9h até às 11h30 na sala de reuniões do Centro Administrativo. E a Caravana Pé na Estrada que visita uma vez por mês uma comunidade com toda a equipe de Secretários e departamentos da Prefeitura. Nos dois programas, prefeito, vice-prefeitos e secretários ficam à disposição da comunidade para ouvir as demandas e encaminhar as soluções. “Não queremos e nem podemos ficar apenas dentro das quatro paredes do gabinete despachando. É preciso sair, ver o que acontece no dia-a-dia das pessoas e ouvir delas muitas vezes as ideias que auxiliam nas soluções”, analisou Wickert.

 

Ascom Prefa. Venâncio Aires

Fonte: Ascom Prefa. Venâncio Aires

PESQUISA

ASSINE NOSSA NEWLETTER