São Leopoldo: Vereador Lemos abre espaço para suplente no mês da mulher

11/02/2022 (Atualizado em 14/02/2022 | 12:13)

Angela Machado, que também é secretária municipal de Mulheres, deve assumir a cadeira no Legislativo

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

No começo desta semana, dia 08, o vereador Lemos - eleito em São Leopoldo no último pleito - anunciou que irá se afastar da Câmara de Vereadores durante o mês março, abrindo espaço para que a sua suplente, Angela Machado, que também é secretária municipal de Mulheres, assuma. A ideia é que, no mês da mulher, a suplente ocupe o lugar de Lemos no Legislativo para mostrar o seu trabalho e protocolar projetos de lei na tribuna. A cerimônia de posse ocorrerá no dia 09 de março, na Câmara de Vereadores de São Leopoldo.

Para Angela, essa é uma oportunidade para que ela consiga protocolar projetos em prol das mulheres. "Me sinto muito honrada em representar as mulheres no Legislativo. Essa ação do vereador é de suma importância para nós, mulheres. É uma oportunidade para termos voz. Não queremos ser apenas números, queremos participar, ajudar nas decisões de políticas públicas para mulheres e conquistar locais de poder".

Angela acrescenta, ainda, que ao assumir a cadeira da Câmara, ela tem certeza que irá incentivar outras mulheres a continuarem na caminhada política. "Lemos é apoiador da causa e sempre faz tudo o que é possível para ajudar as mulheres a conquistarem o seu espaço. Nós enfrentamos uma luta diária na política e fora dela".

A ação do vereador é um incentivo para que outras mulheres também possam assumir os gabinetes neste período. De acordo com Maria Luiza Loose, secretária estadual de Mulheres, os vereadores do PSB RS precisam seguir o exemplo do Lemos, pois um partido forte se constrói com mulheres e homens trabalhando juntos. "As suplentes também podem, e devem, assumir os cargos em alguns momentos", disse, ressaltando que as mulheres precisam ser valorizadas, não somente porque precisam preencher 30% das vagas no Legislativo, mas porque têm muitas ideias, garra e motivação. "Nossa luta é para somar esforços para uma bancada plural e representativa. Um gesto que deve ser modelo para as outras câmaras".  



Fonte: Stéphany Franco/PSB RS