Ângela Machado: Mulheres no século XXI – O óbvio ainda é uma luta

10/03/2022 (Atualizado em 11/03/2022 | 16:22)

Vereadora Ângela Machado assume cadeira no Legislativo de São Leopoldo e promove Sessão Solene em homenagem ao Mês da Mulher

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quase dois séculos depois do surgimento dos primeiros movimentos organizados de mulheres em busca de seus direitos fundamentais, a luta continua. E ela é árdua, aguerrida e, sobretudo, triste.

O óbvio utópico que teríamos em meados do século XXI uma sociedade igualitária, sem preconceitos de gênero e, principalmente, sem a violência física e psicológica que mulheres de quase todo mundo sofrem diariamente continua sendo uma tenaz perseguição ao horizonte.

“O 8 de março são dia e mês da mulher, mas ainda não são tempos de celebrações. São dia e mês de reflexões”, ressaltou a vereadora  socialista de São Leopoldo, Ângela Machado.

Ângela teve sua cerimônia de posse em uma cadeira do Legislativo do Município de São Leopoldo, nesta quarta-feira, dia 9 de março, quando também promoveu e presidiu uma Sessão Solene em homenagem ao Mês da Mulher.

A recém-empossada vereadora assumiu o cargo depois que o vereador Lemos, do PSB, anunciou seu afastamento da Câmara de Vereadores durante o mês março para abrir espaço a sua suplente, que também é secretária municipal de Mulheres, possa mostrar seu trabalho na Casa do Povo e ainda protocolar projetos de lei que promovam os direitos femininos.

“Este espaço no Legislativo de São Leopoldo é e será muito importante para as lutas das mulheres, tanto que a Sessão Solene foi, antes de tudo, um protesto por estarmos ainda lutando por uma causa tão óbvia. Este espaço cedido foi uma iniciativa pessoal do vereador Lemos, como do partido que pertenço, e que me da a certeza absoluta que estou no lugar certo, com as pessoas certas, na trincheira certa”, comentou a recém empossada legisladora municipal.

Ângela também lembrou que mesmo hoje, em pleno século XXI, nossa sociedade apresenta graves distorções, como a de um deputado eleito que, em viagem oficial de ajuda a um país em guerra, trata as mulheres ucranianas como um objeto, como um produto a ser comprado facilmente pela sua situação de pobreza.


“Hoje, aqui no Brasil como em boa parte do planeta, a violência contra mulher é bem mais sutil que a demonstrada pelo deputado paulista. E ela se manifesta em nossa sociedade como algo natural. Quem ainda não ouviu essa frase: Atrás de um grande homem existe uma grande mulher....E as pessoas acham natural isto. Então, nós precisamos descontruir este tipo de pensamento para buscar uma igualdade de gênero efetiva”, concluiu a vereadora.

Tanto o vereador Lemos, que cedeu sua cadeira na Câmara para a secretária das mulheres socialistas de São Leopoldo assumir, quanto o presidente do PSB desse importante município do Vale dos Sinos, Diego Specht, salientam que a iniciativa não foi somente deles, mas visando a valorização feminina na política, que é também uma das principais bandeiras do partido.

"Nossa luta é para somar esforços para uma bancada plural e representativa. Um gesto que deve ser modelo para as outras câmaras", disse Lemos. 

“O gesto do vereador e do PSB de São Leopoldo é uma simbologia para otimizar o empoderamento feminino”, enfatizou Diego Specht.

E assim, a posse de Ângela no Legislativo de São Leopoldo simboliza, sobretudo, a luta de todos nós, como seres humanos. E ainda temos pela frente uma grande e intensa luta até termos uma sociedade mais justa, igualitária, plural e representativa.

E tudo isto faz lembrar uma das frases mais célebres de Simone de Beauvoir: “Em todas as lágrimas há uma esperança”.

 


A secretária das Mulheres de São Leopoldo, Ângela Machado, tomou posse no Legislativo Municipal através de uma iniciativa do presidente do PSB local e do vereador Lemos. A secretária Estadual, Maria Luíza Loose,  prestigiou o ato. 

 

Fonte: Ricardo Ritzel/Ascom PSB RS