Congresso do PSB reelege Carlos Siqueira presidente nacional e escolhe membros do Diretório

30/04/2022 (Atualizado em 02/05/2022 | 08:58)

Foto: Ruy Baron
Foto: Ruy Baron

Os delegados do XV Congresso Constituinte da Autorreforma do PSB reelegeram, neste sábado (30), por aclamação e em chapa única, o atual presidente Carlos Siqueira para o triênio 2022-2024. Em seu discurso de encerramento, Siqueira agradeceu a participação ativa dos socialistas durante os três dias de Congresso. “Quero agradecer muitíssimo a vocês. Durante todos esses anos que estou à frente da presidência não foi fácil porque estou substituindo figuras das mais ilustres do nosso partido, como Miguel Arraes e Eduardo Campos. Mas quero dizer que eu recebo o carinho de gente de todos os Estados dessa federação e isso me dá ânimo para que eu possa aceitar, pela última vez, ser o presidente do Partido Socialista Brasileiro”, disse.

Na ocasião, foram eleitos os 160 membros titulares e 42 suplentes do Diretório Nacional e a nova composição da Comissão Executiva Nacional com 45 integrantes. Na avaliação do presidente estadual do PSB/RS, Mario Bruck, a participação dos gaúchos na direção nacional da sigla vem se consolidando como consequencia do fortalecimento do partido no Estado e do seu protagonismo no cenário nacional. "Foi um grande Congresso, onde reafirmamos nosso compromisso com a democracia e o combate as desigualdades". Disse, ainda, que as contribuições do PSB/RS para Autorreforma foram fundamentais e estão contempladas no novo Manifesto do PSB, em substituição ao de 1947, e no programa partidário. 

O documento, que vai orientar ações e políticas do PSB daqui pra frente, está dividido em cinco eixos temáticos: Reforma do Estado; Economia: prosperidade, igualdade e sustentabilidade; Desenvolvimento sustentável e economia verde; Políticas sociais e cidades criativas; e Socialismo criativo, democracia e o partido que queremos.

Representam os gaúchos na nova Executiva Nacional do PSB, Beto Albuquerque como vice-presidente de Relações Interpartidárias e Mário Bruck, Mari Trindade, José Stedile e Tony Secci como secretários Especiais. 

A secretária de Organização do PSB/RS, Maria Elaine Tarelli, e a secretária de Mulheres de Cachoeirinha, Letícia da Silva Gomes, passam a fazer parte do Diretório Nacional, juntamente com Anselmo Piovesan, Beto Albuquerque, Heitor José Schuch, José Stedile, Mari Trindade, Maria Luiza Loose, Mario Bruck, Rogerio Araujo de Salazar, Tony Sechi e Vicente Selistre que foram reeleitos para mais um triênio. Para a suplência do Diretório foram eleitos a presidente do PSB de São Lourenço do Sul, Carmem Rosane Rovoré, o presidente do PSB de São Leopoldo, Diego Specht, e  o vererador de Santana do Livramento, Rafael de Castro Santos.


Fonte: ASCOM PSB RS