Aprovado parecer a PL que torna Festa da Colônia de Gramado patrimônio histórico e cultural do RS

04/05/2022 (Atualizado em 06/05/2022 | 16:14)

Foto: Patricia Meira Cardoso
Foto: Patricia Meira Cardoso

Foi aprovado por unanimidade pelos deputados da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (3),  o relatório favorável do deputado Elton Weber (PSB) ao projeto que torna a Festa da Colônia de Gramado patrimônio histórico e cultural do Rio Grande do Sul. A proposição valoriza o trabalho das famílias do meio rural, fomenta as mais de 100 agroindústrias familiares do Interior do município e a sucessão rural.

Segundo Weber, não há inconstitucionalidade para o prosseguimento da tramitação do projeto de autoria do deputado Sérgio Turra (PP) que preserva tradições e costumes gastronômicos de imigrantes italianos, alemães e portugueses.

“Os produtos e a culinária são patrimônio cultural. E é na Festa da Colônia que estão ainda mais em evidência junto ao público urbano e junto aos turistas”, resumiu Weber. A edição deste ano da Festa da Colônia começou no último dia 28 e vai até o dia 15 de maio. No ano passado, a festa foi cancelada por causa da pandemia.

Fonte: Patrícia Meira Cardoso - AL/RS