Mulheres socialistas lutam por direitos no RS

04/05/2022 (Atualizado em 04/05/2022 | 13:21)

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

No Rio Grande do Sul, duas socialistas pré-candidatas a deputada federal têm atuado na defesa dos direitos das mulheres e, também, dos animais. Maria Luiza Loose, a Malu, secretária estadual de Mulheres do PSB/RS, e a vereadora de Pelotas, Marisa Schwarzer, participaram ativamente do XV Congresso Nacional do PSB, realizado em Brasília.

Além de pré-candidata a deputada federal, Malu disputou as eleições municipais como candidata a vice-prefeita na chapa encabeçada por Juliana Brizola (PDT). O que foi considerado uma grande vitória por ter tido duas mulheres disputando juntas o Executivo local.

“Política é um substantivo feminino e poder, masculino. E a gente precisa se empoderar desse poder também. É importante que cada vez mais mulheres conheçam a política porque faz parte das nossas vidas”, afirma.

Marisa Schwarzer lembra que umas das coisas que mais escutamos do atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), é violência de gênero.

“A gente tem que se impor, lutar, e acho que mais mulheres concorram”, afirmou.

Defesa dos animais

Marisa Schwarzer foi eleita a partir do trabalho que desenvolve há quase 20 anos na defesa dos animais. Ela conta que decidiu se candidatar a deputada federal para ampliar a luta não apenas pelos animais.

“Onde os animais têm fome, as pessoas também têm. Então, ajudamos as pessoas mais carentes também”, disse.

XV Congresso Nacional do PSB

Socialistas de todo o país se reuniram, em Brasília, para realizar o XV Congresso Nacional do PSB. Um grande evento onde foi aprovada a Autorreforma do partido, o novo Manifesto, que substitui o documento de 1947, e os nomes para compor a Executiva e o Diretório nacionais do partido.

Foram três dias de muito debate e decisões sobre o socialismo criativo defendido pelos socialistas para a construção de um plano nacional de desenvolvimento para o país, que preze pelo fim das desigualdades e pela defesa incansável da democracia.

Fonte: Ana Paula Siqueira / Socialismo Criativo