O setor de Cadastro Único, CadÚnico como é chamado, está atendendo, desde 25 de abril, em novo endereço na Rua Guilherme Lahm, 947, em frente à Escola Técnica Unipacs. Responsável por cadastrar e atualizar a relação das pessoas beneficiárias dos programas de transferência de renda do Governo Federal e atendidas pelo Sistema Único de Assistência Social (Suas) do Município de Taquara, o Cadastro Único, em um ano, aumentou 84% o atendimento a pessoas em situação de extrema pobreza.
"Hoje podemos afirmar que as famílias mais vulneráveis foram encontradas e são sistematicamente assistidas pelos aparelhos sociais de nosso Município e ou pelos programas de transferência de renda federal. Prova disso é que saltamos de 2312 pessoas cadastradas em situação de extrema pobreza, em 2021, para 4267 pessoas na mesma situação em um ano, aumento de 84%", pontua o secretário de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania, Maurício Souza. Todo esse volume, conforme lembra, não é de pessoas que ingressaram nesta faixa de vulnerabilidade em 2021, mas de pessoas que estavam invisíveis aos aparelhos sociais de Taquara.
Oportunidades às famílias
O Cad auxilia a vigilância socioassistencial no levantamento de dados, reconhecimento das fragilidades territoriais e a vulnerabilidade das famílias que são atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Conforme relata Maurício, um dos pontos exigidos aos entrevistadores sociais foi levar o desenvolvimento social e as oportunidades às famílias de menor capacidade aquisitiva da cidade. "Em um ano foram realizados 1123 novos cadastros familiares e outras milhares de atualizações. No referido período a cobertura ao público prioritário subiu de 54% para 79%", afirma Maurício.
"Entre fevereiro de 2021 e fevereiro de 2022 houve um aumento substancial de pessoas cadastradas e isso se deve ao trabalho da equipe de entrevistadores que em busca ativa, baseada nos dados de recebimento do Auxílio Emergencial durante a pandemia de Covid-19, foram atrás das pessoas em vulnerabilidade, aquelas que integram famílias cuja a renda per capita não ultrapassa R$ 100,00", destaca o secretário.
Quadro comparativo dos dados registrados entre fevereiro de 2021 e fevereiro de 2022:
O setor de Cadastro Único, CadÚnico como é chamado, está atendendo, desde 25 de abril, em novo endereço na Rua Guilherme Lahm, 947, em frente à Escola Técnica Unipacs. Responsável por cadastrar e atualizar a relação das pessoas beneficiárias dos programas de transferência de renda do Governo Federal e atendidas pelo Sistema Único de Assistência Social (Suas) do Município de Taquara, o Cadastro Único, em um ano, aumentou 84% o atendimento a pessoas em situação de extrema pobreza.
"Hoje podemos afirmar que as famílias mais vulneráveis foram encontradas e são sistematicamente assistidas pelos aparelhos sociais de nosso Município e ou pelos programas de transferência de renda federal. Prova disso é que saltamos de 2312 pessoas cadastradas em situação de extrema pobreza, em 2021, para 4267 pessoas na mesma situação em um ano, aumento de 84%", pontua o secretário de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania, Maurício Souza. Todo esse volume, conforme lembra, não é de pessoas que ingressaram nesta faixa de vulnerabilidade em 2021, mas de pessoas que estavam invisíveis aos aparelhos sociais de Taquara.
Oportunidades às famílias
O Cad auxilia a vigilância socioassistencial no levantamento de dados, reconhecimento das fragilidades territoriais e a vulnerabilidade das famílias que são atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Conforme relata Maurício, um dos pontos exigidos aos entrevistadores sociais foi levar o desenvolvimento social e as oportunidades às famílias de menor capacidade aquisitiva da cidade. "Em um ano foram realizados 1123 novos cadastros familiares e outras milhares de atualizações. No referido período a cobertura ao público prioritário subiu de 54% para 79%", afirma Maurício.
"Entre fevereiro de 2021 e fevereiro de 2022 houve um aumento substancial de pessoas cadastradas e isso se deve ao trabalho da equipe de entrevistadores que em busca ativa, baseada nos dados de recebimento do Auxílio Emergencial durante a pandemia de Covid-19, foram atrás das pessoas em vulnerabilidade, aquelas que integram famílias cuja a renda per capita não ultrapassa R$ 100,00", destaca o secretário.
Quadro comparativo dos dados registrados entre fevereiro de 2021 e fevereiro de 2022:
Fonte: Prefeitura Municipal de Taquara