Ex-ministro da Educação Milton Ribeiro é preso por corrupção

22/06/2022 (Atualizado em 22/06/2022 | 13:06)

Ex-ministro foi preso preventivamente pela PF nesta quarta (22); mandado cita crimes de corrupção passiva e tráfico de influência (Imagem: Reprodução)
Ex-ministro foi preso preventivamente pela PF nesta quarta (22); mandado cita crimes de corrupção passiva e tráfico de influência (Imagem: Reprodução)


O ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro, foi preso em operação da Polícia Federal (PF) realizada na manhã desta quarta-feira (22), suspeito de operar um balcão de negócios no Ministério da Educação e na liberação de verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A prisão é preventiva, ou seja, não tem prazo para ser revogada.

A PF também cumpre mandados de busca e apreensão em endereços de Ribeiro e dos pastores Arilton Moura e Gilmar Santos, ligados ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e apontados como lobistas que atuavam no MEC.

Ribeiro e ao menos um dos pastores, Gilmar Santos, já foram presos. A operação chamada Acesso Pago investiga a prática de “tráfico de influência e corrupção para a liberação de recursos públicos” do FNDE.

Mandados cumpridos

A PF mapeou indícios de crimes na liberação de verbas do fundo com base em documentos, depoimentos e um relatório da Controladoria-Geral da União (CGU). São cumpridos, ao todo,13 mandados de busca e apreensão e cinco de prisões em Goiás, São Paulo, Pará e Distrito Federal.

Os pastores negociavam com prefeitos a liberação de recursos federais mesmo sem ter cargo no governo. O FNDE, órgão ligado ao MEC, é controlado por políticos do Centrão, bloco político que dá sustentação a Bolsonaro.

Pastores beneficiados por Bolsonaro

O pastor Gilmar Silva dos Santos comanda a igreja Ministério Cristo para Todos, em Goiânia (GO), ligada à Assembleia de Deus. Ele nasceu em São Luís do Maranhão, estado onde concentra forte articulação com os prefeitos, assim como no Amazonas.

Maranhão teve 94 municípios atendidos com 267 empenhos para transferências do FNDE no ano passado. Esses empenhos referem-se a obras ou aquisição de equipamentos ou veículos que somam R$ 684 milhões — considerando o valor total do projeto, não somente o empenhado.

Nas redes sociais, Gilmar Santos diz que está há “40 anos pregando o Evangelho” e faz diversas publicações com suas pregações. Ele também é diretor do Instituto Teológico Cristo para Todos, que oferece cursos de teologia para “formar líderes para servirem ao reino de Deus”. Santos já ministrou em Congressos, Simpósios, Cruzadas e Convenções nos 26 Estados e no Distrito Federal.

Já Arilton Moura, aparentemente, não possui um perfil oficial nas redes sociais. Ele também é do Maranhão e assessor de Assuntos Políticos da Convenção Nacional de Igrejas e Ministros das Assembleias de Deus no Brasil.

Fonte: Socialismo Criativo