O câncer de mama é um dos tipos mais incidentes em mulheres de todas as regiões brasileiras, com taxas mais elevadas da doença nas regiões Sul e Sudeste. Em 2022, estima-se que ocorrerão 66.280 casos novos. Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam que o câncer de mama é a primeira causa de morte pela doença em mulheres no Brasil e a incidência e a mortalidade tendem a crescer progressivamente a partir dos 40 anos.
Para alertar sobre a doença, prevenção e importância do diagnóstico precoce para aumentar as chances de cura, diversas ações são desenvolvidas no mês de outubro, por meio da campanha mundial Outubro Rosa.
“Quando detectado precocemente, o câncer de mama tem cerca de 95% de chance de cura. Estar com os exames preventivos em dia e conhecer o próprio corpo é fundamental neste processo”, destaca a secretária Estadual de Mulheres do PSB, Maria Luiza Loose.
Na contramão, lamenta Malu, o governo de Jair Bolsonaro cortou em 45% a verba destinada para o tratamento de câncer no país para garantir o orçamento secreto.
O dinheiro utilizado para os cuidados da doença passará de R$ 175 milhões para R$ 97 milhões em 2023.
A redução dos recursos poderá afetar, por exemplo, a reforma e a compra de equipamentos para estruturas já existentes, como centros de referência de alta complexidade em oncologia, laboratórios e serviços para diagnóstico do câncer de mama e do colo de útero.
"Não podemos mais aceitar este desgoverno que prega a defesa da vida apenas no discurso. São milhões de vidas perdidas. A eleição do presidente Lula é a garantia de políticas públicas que de fato respeitam a mulher e a vida".
O corte no orçamento afeta, ainda, três outros setores: a gestantes e bebês, através da Rede Cegonha; a pessoas dependentes de drogas e com transtornos mentais, por meio da Rede de Atenção Psicossocial (Raps); e a Rede de Cuidados a Pessoas com Deficiência.
#OUTUBRO ROSA
Fique atenta
Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).
Fatores de risco
Não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como: envelhecimento, determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente e exposição à radiação ionizante.
Fonte: Ascom PSB/RS