Região Sul do país fará sugestões ao Plano de Safra da Agricultura Familiar

03/05/2017 (Atualizado em 03/05/2017 | 16:15)

Deputado Elton Weber (PSB).
Deputado Elton Weber (PSB).

 Nas próximas duas semanas deve ser fechado um pacote de propostas dos estados do Sul do país para colaborar com a construção do Plano de Safra da Agricultura Familiar 2017/2018.

Participam desta iniciativa a Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, as Fetags do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, além de deputados estaduais e federais destes estados ligados ao segmento. A organização começou num encontro no último dia 18 entre o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, e o secretário especial da Agricultura Familiar, José Ricardo Roseno, na Capital, e prosseguiu na tarde desta terça-feira (2) numa audiência entre o deputado estadual Elton Weber (PSB) e o secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Caio Tibério Dorneles da Rocha, em Brasília, que tem atuado como interlocutor na questão. O encontro foi acompanhado por Anselmo Piovesan, chefe de gabinete do deputado federal Heitor Schuch (PSB-RS), que presidente a Frente Parlamentar da Agricultura Familiar. 

Tão logo a proposta seja fechada, o grupo a levará a representantes do governo federal, o que deve incluir a Casa Civil, o Ministério da Fazenda, o MDS e a Secretaria Especial da Agricultura Familiar. Volume de recursos, seguro agrícola, crédito fundiário e os juros do Pronaf são pauta certa, antecipa Weber. De acordo com o deputado, ainda não há data para o lançamento do plano 2017/2018, mas há pressa já que normalmente o anúncio ocorre no final do mês de maio. “Queremos propor pautas para uma discussão técnica que considere peculiaridades da Região Sul.”

 

Fonte: Assessoria Parlamentar

PESQUISA

ASSINE NOSSA NEWLETTER