Nesta quarta-feira (7), o presidente estadual do PSB/RS, Mário Bruck, recebeu a secretária estadual da Negritude Socialista Brasileira e diretora do Departamento da Igualdade Étnico e Racial do RS, Sanny Figueiredo, e os dirigentes da NSB, Rafael Castro, vereador de Santana do Livramento, e Cesar Brisolara, vereador de Pelotas. Durante o encontro, as lideranças discutiram o apoio a projetos nas comunidades quilombolas e apresentaram o "Pacto pela Emancipação e Empoderamento da População Negra".
O pacto reafirma o compromisso do PSB com diversas pautas fundamentais, incluindo a luta antirracista, a representatividade e inclusão da população negra, e o apoio e solidariedade aos movimentos negros. Além disso, o documento defende a criminalização do racismo institucional, a garantia da permanência da população negra nas instituições de ensino, e o combate à violência e ao genocídio da população negra.
Outro ponto de destaque do pacto é a promoção da liberdade religiosa e a criminalização da intolerância religiosa. As lideranças presentes ressaltaram a importância dessas ações para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Mário Bruck expressou seu apoio às iniciativas apresentadas e reafirmou o compromisso do PSB com a luta pela igualdade e justiça social. "O PSB está ao lado da Negritude Socialista Brasileira na busca por uma sociedade onde todos tenham igualdade de oportunidades e respeito aos seus direitos", afirmou o presidente estadual do PSB/RS
O Pacto pela Emancipação e Empoderamento da População Negre também foi entregue ao deputado estadual Elton Weber.
Fonte: Ascom PSB/RS