Nota de repúdio às declarações do Exmo. Sr. Prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, em seu discurso de posse para o segundo mandato, no dia 1º/1/2025.
O Partido Socialista Brasileiro, por meio de sua Comissão Executiva, vem a público manifestar, de forma vigorosa e veemente, seu repúdio às manifestações do Exmo. Sr. Prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, defendendo no seu discurso de posse, o direito de defender a volta da ditadura.
O Partido Socialista Brasileiro/PSB, desde sua fundação sempre foi defensor do Socialismo Democrático e da liberdade. No entanto, a liberdade de expressão não pode ser usada para atentar contra o estado democrático de direito expresso na nossa Carta Magna.
A ditadura de qualquer espectro politico é repugnante, odiosa, covarde, oprime e mata seu próprio povo.
A população Gaúcha assiste, estarrecida, o prefeito da capital ser conivente com o discurso antidemocrático e inconstitucional atentando contra a ordem pública, praticados por grupos inconformados com o resultado das eleições presidenciais. A estupidez que preside tais atos há muito já ultrapassou os limites que caracterizam a legitimidade da manifestação de opinião num regime democrático. É hora de darmos um basta, e temos leis para isto!
A liberdade de expressão é uma conquista daqueles que lutaram pelo fim da ditadura e pelo retorno da democracia ao Brasil. Nossa democracia só será preservada se soubermos defendê-la com firmeza. É hora de agir e mostrar que não permitiremos retrocessos!
Mário Sander Bruck
Presidente do PSB/RS
Fonte: