Curso técnico em Agroindústria do Arroz na Escola Osvaldo Cruz está próximo de se tornar realidade

24/02/2025 (Atualizado em 24/02/2025 | 15:53)

Na tarde desta segunda-feira (24), o presidente do PSB-RS, Mário Bruck, reuniu-se com o presidente do Conselho Estadual de Educação, Antônio Saldanha, para tratar da implantação do curso técnico em Agroindústria do Arroz na Escola Estadual de Ensino Médio Osvaldo Cruz, em Itaqui. O projeto busca capacitar estudantes do ensino médio para atender à crescente demanda do setor agroindustrial local e regional, com destaque para as empresas beneficiadoras de arroz.

 

Itaqui se destaca por abrigar um dos maiores parques industriais de beneficiamento e armazenamento de arroz da América Latina, movimentando milhares de toneladas de grão anualmente e contando com a presença de grandes indústrias.

 

Um dos diferenciais do curso será sua implantação por meio de uma parceria público-privada, na qual empresas locais do setor agroindustrial oferecerão espaços para a realização das atividades práticas dos estudantes. Com isso, os alunos terão a oportunidade de vivenciar, na prática, o funcionamento da cadeia produtiva do arroz, preparando-se diretamente para o mercado de trabalho.

 

Após a reunião, Mário Bruck saiu otimista com o avanço do processo, que está tramitando no Conselho Estadual de Educação, restando apenas pequenos ajustes para sua aprovação final. A expectativa é de que, até o meio deste ano, o curso seja oficialmente anunciado aos estudantes, com previsão de início para o próximo ano letivo.

 

"Estamos trabalhando há cerca de três anos para viabilizar esse curso, que será um grande avanço para a educação técnica e o desenvolvimento econômico de Itaqui e toda região da Fronteira. Com essa formação e a parceria com as empresas locais, os jovens de Itaqui terão uma oportunidade concreta de qualificação profissional alinhada às necessidades do mercado local", destacou Mário Bruck.

 

Com a aprovação pelo Conselho com alinhamentos pontuais a serem feitos, o processo seguirá para a Superintendência da Educação Profissional (Suepro) e, posteriormente, para o Conselho Regional da Educação (Crea), etapas essenciais para a validação e regulamentação do curso.

 

Fonte: Ascom PSB/RS