O Seminário Avanços e Desafios das Mulheres na Política Gaúcha, realizado nesta sexta-feira (23), no Palácio Farroupilha, celebrou os 10 anos de atuação da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa com ampla participação de lideranças femininas de todo o Estado. O Partido Socialista Brasileiro (PSB) esteve representado ativamente na programação, reforçando seu compromisso histórico com a ampliação da presença das mulheres nos espaços de poder. Pela manhã, as oficinas trataram da importância das procuradorias da mulher, do orçamento sensível ao gênero e do papel dos movimentos sociais na construção de políticas inclusivas.
A secretária estadual do Movimento de Mulheres Socialistas, Ana Toliou, falou sobre o aumento dos casos de feminicídio e destacou a necessidade de políticas concretas para proteger as mulheres, apresentando um projeto para levar oficinas de defesa pessoal às comunidades periféricas.
Foto: Cláudio Fachel
À tarde, a vereadora Ana Stumpf (PSB), de Nicolau Vergueiro, participou do painel sobre a agenda de gênero nas câmaras municipais. O encontro também foi pautado pela necessidade de mobilização para a volta da Secretaria Estadual de Mulheres. "Cabe a nós nos organizarmos em nossas casas legislativas para protocolar e aprovar as moções em defesa desta causa".
A bancada do PSB na Assembleia também esteve representada no evento pela jornalista Fabiana Calçada, reafirmando o apoio institucional da sigla à promoção da equidade de gênero e ao fortalecimento das políticas públicas para as mulheres gaúchas.
A programação completa do seminário foi transmitida ao vivo pela TV Assembleia e pelas redes sociais da ALRS.
Fonte: Ascom PSB/RS