PSB/RS reage a medida de Trump e defende proteção à economia

15/07/2025 (Atualizado em 15/07/2025 | 16:07)

Foto: Giulia Krieger
Foto: Giulia Krieger

Lideranças do PSB no Rio Grande do Sul reagiram com preocupação à decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de aumentar em 50% a taxa de importação sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto. A medida acende um alerta sobre os impactos diretos em cadeias produtivas estratégicas para o estado, como a agroindústria e o setor exportador. Os deputados Heitor Schuch e Elton Weber, junto ao presidente estadual do PSB, Mário Bruck, apontaram os riscos à economia gaúcha e manifestaram confiança na coordenação das negociações pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), designado pelo governo federal para liderar a resposta brasileira ao tarifaço.


“O anúncio do tarifaço é extremamente grave para o livre comércio e para a nossa economia. O Brasil precisa agir com rapidez, coordenando esforços para proteger nossas empresas e empregos. O mercado americano é vital para nós, e devemos buscar soluções que garantam um diálogo construtivo e a defesa dos nossos interesses. É hora de unir forças e enfrentar essa situação com determinação”, afirmou o deputado federal Heitor Schuch.


Na mesma linha, o deputado estadual Elton Weber destacou a importância de esgotar todas as possibilidades de negociação por meio dos canais diplomáticos entre Brasil e Estados Unidos. “Caso não haja avanço nesse diálogo, entendemos que a reciprocidade tarifária é um caminho legítimo e necessário. O Rio Grande do Sul é um estado produtor e exportador, especialmente no setor agropecuário, e precisamos garantir que todos os segmentos envolvidos continuem gerando empregos e movimentando a economia. Não se trata apenas de reagir com aumento de tarifas, mas de defender a produção nacional diante de uma medida que representa um retrocesso. A supertaxação vai na contramão de tudo o que se construiu nas últimas décadas em torno da liberdade econômica, do comércio internacional sem barreiras e da formação de blocos comerciais. É um movimento que ameaça princípios básicos do comércio mundial”, alertou.


Para o presidente estadual do PSB/RS, Mário Bruck, a decisão do governo norte-americano é política e injustificável do ponto de vista econômico. “É um retrocesso nas relações comerciais entre os países e atinge em cheio estados exportadores como o nosso. O mais preocupante é ver setores internos tratando com naturalidade um ataque tão claro aos nossos interesses estratégicos. O papel do PSB é defender o Brasil, seus trabalhadores e sua economia, acima de qualquer alinhamento ideológico externo”, afirmou. Bruck também lamentou o apoio público da família Bolsonaro à medida imposta por Trump. “Não podemos admitir que motivações eleitorais ou pessoais ditem o rumo da nossa economia. O Brasil e o povo brasileiro merecem respeito”, concluiu.

 

 

Fonte: Ascom PSB/RS