A Executiva Estadual do Partido Socialista Brasileiro do Rio Grande do Sul (PSB/RS) manifesta total apoio e solidariedade à vereadora Ana Ledur, do município de Harmonia, que nesta segunda-feira (20/10) enfrenta um processo de cassação por ter exercido, com ética e responsabilidade, o papel que a Constituição Federal lhe assegura como parlamentar: fiscalizar o Poder Executivo e zelar pela transparência na gestão pública.
Durante sessão da Câmara Municipal, a vereadora utilizou a tribuna para tratar de um tema de relevante interesse da comunidade ao questionar o envolvimento do município na denúncia do Ministério Público Estadual sobre irregularidades na compra de máquinas agrícolas entre 2010 e 2015. A investigação, que abrange além de Harmonia mais 50 municípios gaúchos, foi amplamente divulgada pela imprensa estadual.
Posteriormente, apresentou um pedido de informações oficiais, um instrumento legítimo do mandato parlamentar, com o objetivo de garantir o direito da comunidade de ter acesso a dados públicos e de esclarecer se houve envolvimento do município nos fatos investigados.
A tentativa de transformar essa ação legítima de fiscalização em motivo para cassação constitui um grave ataque à democracia, à independência dos poderes e à liberdade de atuação parlamentar. Em Harmonia, a vereadora Ana Ledur é a única representante de oposição na Câmara, e tem exercido seu mandato com firmeza, coerência e compromisso com o interesse público. Seu trabalho expressa o verdadeiro sentido da política comprometida com a ética, a transparência e a defesa da comunidade, valores que orientam a atuação do PSB em todo o Rio Grande do Sul.
Direção Estadual do Partido Socialista Brasileiro – PSB/RS
Fonte:



