Feira Estadual da Agricultura Familiar - Sabor Gaúcho começa quarta-feira em Torres

SDR/RS é liderada por Tarcisio Minetto (PSB)
SDR/RS é liderada por Tarcisio Minetto (PSB)

Começa nesta quarta-feira (01°/02) em Torres mais uma edição da Feira Estadual da Agricultura Familiar – Sabor Gaúcho, promovida pela Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) em parceria com Emater, prefeitura de Torres e Fetag-RS e apoio do Sicredi. Até domingo (05/01), o público que passar pela Av. Itapeva, junto à Praça XV de Novembro, no centro da cidade, encontrará a diversidade e os sabores dos produtos coloniais.

Nesta edição serão 52 empreendedores rurais familiares expondo seu produção. Nos estandes da feira, os visitantes encontrarão ítens como queijos, salames, geleias, biscoitos, doces, sucos naturais, bolos, cucas, pães, vinhos, erva-mate, cuias, cachaça, mel, flores, plantas e artesanato. “A feira está se perenizando como uma excelente opção de produtos artesanais para os veranistas”, diz o secretário da SDR, Tarcisio Minetto (SDR/RS).

O apoio a feiras como a de Torres é uma estratégia da SDR para estimular a comercialização da produção das agroindústrias familiares. Ao longo de 2016, o governo do Estado aplicou mais de R$ 1,1 milhão para apoiar a realização de 45 feiras. “O investimento do Estado gerou mais de R$ 5 milhões em negócios”, calcula o diretor de Agricultura Familiar e Agroindústria da SDR, José Alexandre Rodrigues.

Para participar das feiras apoiadas pela SDR, as agroindústrias devem estar inclusas no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), que oferece uma série de serviços para agroindústrias, como qualificação técnica, incentivos financeiros para melhoria e legalização, acompanhamento técnico na elaboração de rótulos para produtos e assistência técnica nas questões sanitárias, ambientais e tributárias. Os empreendimentos legalizados ficam aptos a solicitar autorização para utilizar o selo Sabor Gaúcho em seus produtos. O selo é sinônimo de produção oriunda da agricultura familiar.

Após fazer o cadastro no Peaf e passar pelo processo de legalização, as agroindústrias ficam aptas a comercializar sua produção em mercados institucionais, participar de eventos e feiras com promoção e apoio da SDR e vender para o consumidor final (para os microprodutores rurais, há a possibilidade de venda pelo bloco de produtor rural, com isenção de ICMS).

 

SERVIÇO

O que: Feira Estadual da Agricultura Familiar – Sabor Gaúcho

Quando: de 1o a 5 de fevereiro de 2017

Onde: Av. Itapeva, junto à Praça XV de Novembro, em Torres

Fonte: Ascom SDR/RS

PESQUISA

ASSINE NOSSA NEWLETTER