Deputado lança na Expointer a Frente pela Bioenergia

Será lançada nesta quinta-feira, às 13h, na Casa da Assembleia Legislativa, durante a 42ª Expointer, em Esteio, a Frente Parlamentar em Defesa da Produção e Autossuficiência de Etanol. Comandada pelo deputado estadual Elton Weber, a Frente nasce no momento de definição de uma política estadual de estímulo à produção.

Desde maio, entidades setoriais e de pesquisa, empresários, prefeitos e deputados se debruçam na reformulação de um projeto engavetado no governo passado. Segundo o deputado, a intenção é que esse projeto de fomento seja apresentado até o início de setembro. A base de produção de etanol seriam grãos e tubérculos, com a batata-doce. Hoje, a produção se dá exclusivamente a partir da cana-de-açúcar.

O objetivo da primeira fase do projeto – Pró-Etanol – é que o Estado possa se tornar autossuficiente. Atualmente, a produção gaúcha de etanol limita-se a 0,1% do consumo estadual de 1,5 bilhão de litros ao ano. Existem seis projetos de usinas em andamento nos municípios de Campo Novo, Carazinho, Camaquã, Viadutos, Palmeira das Missões e Porto Xavier.
“Temos o objetivo de estimular a geração de bioenergia alternativa aos combustíveis fósseis, de forma sustentável e renovável, e contribuir com a redução gradativa da importação de etanol e a autossuficiência estadual, já que atualmente importamos 99% do combustível de outros estados para atender ao consumo gaúcho, informa Weber”.Facebook Twitter google_plus Compartilhar

Fonte: Comunicação/deputado Elton Weber

PESQUISA

ASSINE NOSSA NEWLETTER