Luto: PSB-RS lamenta falecimento de Manoel Vieira de Souza Coelho

16/06/2021 (Atualizado em 16/06/2021 | 16:23)

Maneca, como era carinhosamente conhecido, era considerado uma figura histórica do PSB-RS e foi membro fundador do partido em Pelotas

reprodução Diário Popular
reprodução Diário Popular

O PSB-RS lamenta profundamente o falecimento do engenheiro agrônomo, Manoel Luis Vieira de Souza Coelho, popularmente conhecido como Maneca. Ele tinha 80 anos, foi membro-fundador do partido no Município de Pelotas e era considerado um personagem histórico do socialismo gaúcho.

Durante a Ditadura Militar, Maneca foi preso, torturado e, depois, exilado. Apaixonado pelo sabor da liberdade, mesmo no exílio, quando se encontrava afastado do país, afirmava que se sentia um ‘estranho no meio da multidão’.

Na década de 80, teve atuação de suma importância na fundação e reorganização do PSB de Pelotas, contribuindo com seu trabalho e militância pela consolidação da sigla em todo Rio Grande do Sul.
No ano de 2011, Manoel Luis Coelho foi agraciado com o título de Cidadão de Piratini, em homenagem proposta pelo então vereador do PSB, Juarez Machado de Farias.

A Executiva do Partido Socialista Brasileiro do Rio Grande do Sul expressa seus mais profundos sentimentos pela perda de seu histórico militante e se solidariza com a família e amigos de Manoel Luis Coelho neste triste momento de despedida. 

O falecimento de Manoel Luis Vieira de Souza Coelho, o Maneca, aconteceu na cidade de Pelotas na manhã desta quarta-feira, dia 16 de junho. Os atos fúnebres ainda não foram divulgados pela família.

Fonte: Assessoria de Comunicação do PSB- Pelotas