Mais um Núcleo do PSB-RS é confirmado: Meio Ambiente

29/10/2021 (Atualizado em 29/10/2021 | 15:02)

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Uma das causas mais vitais para o futuro da humanidade é a temática de mais um Núcleo do PSB-RS: o do Meio Ambiente. O novo núcleo foi oficialmente criado e lançado, nesta quinta-feira, dia 28, por meio de uma “live” na página do Facebook do diretório estadual do partido que foi retransmitida em cadeia elas outras 21 páginas regionais da sigla no Estado.

O debate virtual teve a participação do presidente estadual do PSB e também coordenador do Fórum de Agricultura Urbana e Periurbana do Rio Grande do Sul, Mario Bruck, do ex-diretor do Demae de Porto Alegre e voluntário da Horta Comunitária da Lomba do Pinheiro, Antônio Elisandro, e do técnico do Meio Ambiente, educador ambiental e membro do MPS Pelotas, Alceone dos Santos.

A transmissão teve mais de 100 curtidas, 146 comentários, 25 compartilhamentos e alcançou mais de 650 pessoas até agora, já que o encontro continua disponível para quem quiser assistir e comentar na página do PSB gaúcho.

Em um pequeno resumo da importância do tema do novo núcleo socialista, com a aproximação de um colapso no meio ambiente, o resultado é que, no máximo, em 30 anos a Terra apresentará um calor extremo para todas as espécies de vida, uma série de novas e cada vez mais letais pandemias, além de cidades submersas pelo aumento do nível do mar. E isto será apenas o começo de uma série de transformações que podem levar a extinção da vida no planeta. E não é necessário falar de qualidade de vida.

Cientistas conceituados de todo mundo alertam que se quisermos diminuir os impactos desse futuro sombrio, mudanças efetivas precisam ser feitas agora. Não há mais tempo de procrastinação.

Neste sentido, o PSB-RS promoveu a abertura dos trabalhos do novo núcleo debatendo os resíduos sólidos e o cenário atual do problema. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) os define como “todo material, substância, objeto ou bem descartado resultante de atividades humanas em sociedade”.

O descarte desses materiais não significa que ele não tem mais valor ou utilidade. Entretanto, existem grandes chances desse resíduo ser útil para outras pessoas, em sua forma original ou transformado.

Nas últimas décadas, com o aumento da população e seus hábitos de consumo resultaram na elevação da produção industrial e, por consequência, na maior geração de resíduos. O problema surge quando descartados sem nenhum tratamento, afentando o meio ambiente (o solo, a água e o ar) e, é claro, a saúde humana e a qualidade de vida das pessoas atingidas.

A poluição do solo, por exemplo, pode alterar suas características físico-químicas, representando grave ameaça à saúde pública, tornando o ambiente propício ao desenvolvimento de transmissores de doenças. Essa deposição de resíduos perigosos no solo e nos vegetais prejudica a flora e fauna, além de ser responsável por reduzir a produção agrícola.

“Hoje, estamos lançando o Núcleo do Meio Ambiente. É um tema importantíssimo para nossa sociedade. Nosso planeta passa por um processo de crescimento populacional sem precedentes, atrelado a isto um estilo de vida de seus habitantes, uma intensa densidade populacional nas áreas urbanas e a necessidade cada vez maior de serviços e produtos, trouxeram consigo um aumento excessivo na geração de resíduos sólidos e os problemas decorrentes disto, como a sua destinação e gerenciamento inadequados. E é isto que vamos debater hoje”, enfatizou o presidente do PSB-RS, Mario Bruck, na abertura do debate.

O Núcleo do Meio Ambiente foi o quarto núcleo criado pelo PSB em outubro. Antes, haviam sido constituído o do Direito dos Animais, o da Educação e o dos Idosos. Na próxima semana, mais um será criado pelo partido: o da Cultura, programado para o próximo dia 4 de novembro.

Para fazer parte de algum deles, basta entrar em contato pelo e-mail nucleospsbrs@gmail.com.

Se você perdeu a transmissão da live, confira aqui

Fonte: Assessoria de Comunicação do PSB-RS