PSB e Partido Verde cogitam formar uma federação

11/11/2021 (Atualizado em 11/11/2021 | 15:35)

divulgação
divulgação

Os presidentes nacionais do PSB, Carlos Siqueira, e do Partido Verde (PV), José Luiz Penna, discutiram nesta quarta-feira (10) a possibilidade de os dois partidos formarem uma federação. Participou do encontro o vice-presidente nacional do PV, Eduardo Brandão.

Segundo Siqueira, os dois partidos têm em comum a defesa da democracia e uma agenda voltada para a igualdade, a sustentabilidade e a economia verde. “Estamos conversando sobre unir forças progressistas para enfrentar este grave momento do país, e a ideia de federação pode incluir outros partidos com agendas em comum para o Brasil”, afirma.

O tema da federação já foi discutido por Carlos Siqueira com a bancada de deputados federais do partido, o que será feito também com presidentes estaduais.

Aprovada pelo Congresso Nacional, em setembro deste ano, a nova regra permite que dois ou mais partidos formem uma federação para atuar de forma conjunta, por quatro anos nas esferas municipal, estadual e federal. Para valer, os partidos precisam aprovar a federação.

Autorreforma

Neste momento, o PSB realiza o seu processo de Autorreforma, com um debate amplo com a sociedade sobre soluções concretas e inovadoras para o país, com destaque especial para a questão ambiental, dentro de um Projeto Nacional de Desenvolvimento.

A iniciativa foi lançada por Siqueira ao Diretório Nacional, em resposta à necessária renovação dos partidos frente à crise do sistema político e à ausência de propostas para a superação dos graves problemas estruturais no país.

O documento inicial foi apresentado em uma Conferência Nacional, em 2019, e colocado em discussão pública.

Nos últimos dois anos, um conjunto de propostas apresentadas na conferência vem sendo discutido e aperfeiçoado. Como resultado, a quinta edição do documento traz 442 teses numeradas e divididas em cinco eixos temáticos (Reforma do Estado; Economia: Prosperidade, Igualdade e Sustentabilidade; Desenvolvimento Sustentável e Economia Verde; Políticas Sociais e Cidades Criativas; e Socialismo Criativo, Democracia e o Partido que Queremos).

O processo de renovação programática e atualização do manifesto de fundação do PSB se encerrará no Congresso Nacional do partido em abril de 2022.

 


Fonte: Assessoria de Comunicação/PSB Nacional