Giro pelo Estado – livro do Beto, indústria do leite, RSC 287 e causa animal entre outros fatos e personagens

19/11/2021 (Atualizado em 19/11/2021 | 14:01)

Leia aqui as principais notícias socialistas da semana no Rio Grande do Sul

Literatura - O pré-candidato ao governo do Estado pelo PSB, Beto Albuquerque convida os gaúchos para uma reflexão sobre os dizeres da bandeira do Rio Grande do Sul, através de seu livro "Liberdade, Igualdade, Humanidade, são também nossas façanhas?".

A expectativa do socialista é lançar a obra em 20 municípios gaúchos nos próximos 30 dias.

 

Indústria do leite - Presidente da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, o deputado Heitor Schuch (PSB) manifestou apoio à posição da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS), que decidiu se retirar das reuniões do Conselho Paritário Produtores/Indústrias de Leite do Estado do Rio Grande do Sul (Conseleite-RS) enquanto a metodologia de formação e divulgação do preço de referência não for modificada.

 

De acordo com nota oficial publicada pela entidade, "é público e notório que o Conseleite vem perdendo a sua credibilidade ao divulgar um preço de referência extremamente defasado do que realmente é praticado no campo”. Segundo a Fetag, todos os produtores cumprem as exigências de qualidade do leite, entretanto, são remunerados de forma extremamente desigual pelas indústrias, com uma diferença média de R$0,40 por litro que, em alguns municípios, pode chegar até R$0,90.

 

RSC-287 - Nos próximos dias, o governo estadual oficializa à Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) o pedido de criação do Conselho dos Usuários, que será responsável por arbitrar sobre reivindicações envolvendo a concessão da RSC 287 no trecho Tabaí-Santa Maria.

 

Também ficou acertado um encontro na semana que vem para discutir a localização da praça de pedágio prevista para ser instalada em frente a uma escola de Santa Maria. Os encaminhamentos ocorreram durante reunião da Comissão Mista Permanente de Defesa do Consumidor e do Contribuinte e Participação Legislativa Popular da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Elton Weber (PSB).

 

Banco Pet - O vereador Gilfredo De Camillis (PSB) protocolou nesta sexta-feira (12) um projeto que institui o Banco Pet no Município de Caxias do Sul. O banco social deverá arrecadar, organizar e redistribuir doações de ração, utensílios, medicamentos e materiais veterinários.

O principal objetivo da lei é amparar protetores independentes, organizações não-governamentais e famílias de baixa renda que realizam o acolhimento de animais abandonados.

 

Causa animal - A vereadora Marisa Schwarzer (PSB), defensora da causa animal em Pelotas, esteve no Paço Municipal para reunião com a Prefeita Paula Mascarenhas. O primeiro tema tratado no encontro foi sobre a substituição dos transportes com tração animal por protótipos com propulsão humana e contou com a presença do representante da Associação dos Charreteiros e Carroceiros de Pelotas, Luiz Antônio de Lima Silveira.

 

O projeto já está em desenvolvimento e conta com tecnologia que visa reforçar as pedaladas dadas pelo condutor, tornando o processo menos trabalhoso.

 

Insumos agrícolas - Será no dia 22 de novembro, às 14h, a audiência pública da Comissão de Agricultura da Câmara, proposta pelo deputado Heitor Schuch (PSB/RS), para discutir a alta dos insumos agrícolas e os seus impactos na próxima safra.

 


 

Fonte: Assessoria de Comunicação do PSB-RS