Últimas Notícias

Estações das bicicletas compartilhadas terão videomonitoramento a partir de abril 

Luciano Azevedo (PSB) é prefeito de Passo Fundo
Luciano Azevedo (PSB) é prefeito de Passo Fundo

 

Utilizado amplamente pela população, o sistema de bicicletas compartilhadas contará com câmeras de monitoramento para levar mais segurança aos usuários e diminuir os atos de vandalismo. A Prefeitura de Passo Fundo busca com isso manter o atendimento à comunidade e oferecer uma ferramenta a mais para que o sistema continue crescendo. Já são aproximadamente 20 mil pessoas cadastradas que utilizam as bicicletas de forma gratuita, número que aumenta a cada mês. 

Segundo a empresa que detém o sistema, a Mobhis Automação, a instalação dos equipamentos iniciará na segunda semana de abril, com previsão de conclusão até o final do mês. Todas as 10 estações irão receber as câmeras de monitoramento. “Essa ação será importante não apenas para a segurança das bicicletas e estações, mas principalmente para os usuários. Também buscamos inibir o vandalismo”, ressaltou o secretário de Esportes, Gilberto Bellaver. 

O sistema de bicicletas compartilhadas já é conhecido pela população por incentivar o uso de um transporte alternativo, além de ser uma prática sustentável e saudável no dia a dia. 

Cadastro e informações

Mais informações podem ser obtidas na Rua Independência, 1165 – Centro. O espaço fica a uma quadra do Corpo de Bombeiros. No mesmo local, pode ser feito o cadastramento, mediante CPF, RG e comprovante de residência. O cadastro também pode ser feito pelo site www.pmpf.rs.gov.br. Os telefones para contato são: (54) 3046-1363 ou (54) 9631-7808 (WhatsApp).

 

Confira as estações que estão ativas: 

Estação 1 IE: Avenida Brasil, próximo a Rua Coronel Miranda.

Estação 2 Notre Dame: Avenida Brasil com Rua Capitão Araújo.

Estação 3 Vera Cruz: Rua Moacir da Motta Fortes com Rua Teixeira Soares.

Estação 4 Teixeirinha: Avenida Brasil com Rua Sete de Setembro.

Estação 5 Santa Terezinha: Rua General Prestes Guimarães com Rua Senador Pinheiro (Praça Capitão Jovino).

Estação 6 Brigada Militar: Avenida Presidente Vargas, próximo à Rua Scarpeline Guezzi.

Estação 7 Praça Marechal Floriano: Rua Morom (Praça Marechal Floriano).

Estação 8 Parque da Gare: Avenida Sete de Setembro, próximo à Avenida General Netto.

Estação 9 Praça Tochetto: Avenida Brasil com Rua Benjamin Constant (Praça Tochetto).

Estação 10 Boqueirão Legal: Avenida Brasil com Diogo de Oliveira (Praça Miguel Moretti).

 

Passo a passo para utilizar o sistema

1º passo: após efetivado o cadastro pela internet ou de forma presencial, você está habilitado a utilizar o sistema de bicicletas compartilhadas – o seu login será o número do CPF e a senha será a escolhida no cadastro.

 

2º passo: chegando na estação de bicicleta mais próxima, o usuário deverá digitar no painel o CPF e a senha e proceder para a liberação da bicicleta. O horário de funcionamento do sistema é das 6h até as 22h para a retirada das bicis.

 

3º passo: já com a bicicleta, o usuário poderá iniciar o seu percurso, podendo utilizar gratuitamente durante o período de 2h seguidas. Caso queira utilizar a bicicleta por mais tempo, deverá devolver o equipamento na estação mais próxima e esperar pelo menos 15 minutos para fazer nova retirada, também de forma gratuita.

 

4º passo: para devolver a bicicleta, basta escolher qualquer uma das 10 estações que tiver uma vaga livre. O sistema para devolução do equipamento estará disponível 24 horas e avisará quando a bicicleta estiver completamente travada.

 

 

Foto: Divulgação/PMPF

Fonte: Ascom Prefa. Passo Fundo

PESQUISA

ASSINE NOSSA NEWLETTER