Dalciso relata trabalho da Comissão da Indústria no COAP

24/02/2022 (Atualizado em 24/02/2022 | 17:03)

Foto: Ramon Lopes
Foto: Ramon Lopes

O presidente da Comissão Especial para tratar das ações dirigidas ao setor industrial (CEI-RS), deputado Dalciso Oliveira (PSB) relatou, durante reunião no Conselho de Articulação Parlamentar da Fiergs, (COAP), realizada dia 21, as perspectivas advindas de todo o trabalho já desenvolvido através da Frente Parlamentar da Indústria e da Comissão Especial. Foram 11 atividades realizadas em diversas regiões gaúchas desde o lançamento da Frente, em maio de 2021, e na Comissão até o momento, quando foram debatidos os principais gargalos para o desenvolvimento da indústria do Rio Grande do Sul.

Dalciso destacou que foram recebidas muitas propostas e sugestões para subsidiar uma nova proposta de política industrial para o RS. "Alguns elementos transversais para relatório que já identificamos dizem respeito a prioridades regionais em termos de infraestrutura bem delineadas", sinalizou. Dentre elas, destaque para o transporte fluvial para a região Metropolitana, com a ampliação do uso da hidrovia na Lagoa dos Patos, Guaíba e demais rios navegáveis; para o Vale dos Sinos a definição e construção da RS 010; para a Serra a necessidade de um transporte ferroviário entre RS e SP,  de um Porto no litoral norte gaúcho Central e de polos logísticos hidroviários; para a Serra Centro a prioridade é de um modal rodoviário em boas condições, com plataformas de logística; e para a região do Planalto foram recebidas demandas relativas à concessão da RS 324 e também uma sugestão de tributação diferenciada, que estabeleça créditos de ICMS ao setor industrial em função da mão de obra empregada. O ponto em comum observado em todas as atividades foi a falta de mão de obra com formação adequada/especializada para atender a demanda da indústria gaúcha.

O relatório da CEI-RS será entregue até dia 11 de abril mas, conforme Dalciso, o tema seguirá na pauta através da FPI. "A indústria precisa evidenciar suas prioridades, especialmente em eixos como tributação, infraestrutura e qualificação profissional, bem como protagonizar os processos políticos e aumentar sua representatividade para garantir uma política industrial de Estado".

No plano de trabalho ainda estão previstas duas atividades: um encontro na Região das Missões e uma Audiência Pública na Região da Campanha.

Fonte: Ascom dep. Dalciso Oliveira