Escola Lucas Sauer amplia atendimento especializado na educação inclusiva em Taquara

25/02/2022 (Atualizado em 25/02/2022 | 14:47)

divulgação
divulgação

Marcado pela emoção, a Escola Municipal Especial Lucas Sauer foi oficialmente inaugurada no final da tarde de quarta-feira (23), em uma cerimônia com famílias de alunos e autoridades no educandário da Rua José Avelino Ostermann, 2475, Bairro Jardim do Prado. O novo educandário representa a ampliação dos atendimentos especializados, que antes ocorriam apenas em escolas de ensino fundamental.

 

No ano passado, a prefeita Sirlei Silveira lembra ter recebido um grupo de mães de crianças com deficiência em seu gabinete, preocupadas com a educação e o acesso a serviços de saúde a seus filhos. “As histórias que ouvi naquele dia me comoveram. Em seguida, surgiu a possibilidade de comprarmos a Helfen e municipalizarmos os atendimentos. Nesta quarta-feira, com muito orgulho, inauguramos a Escola Lucas Sauer. Será uma missão seguir o trabalho iniciado há 30 anos pela Susy e pelo Diego, mas temos uma equipe preparada para isto”, destacou. As aulas já iniciaram na segunda-feira da semana passada, dia 14, com a apresentação da nova equipe multidisciplinar.

 

O local funcionará com o atendimento das crianças no contexto da educação básica, com aulas no turno da tarde. Atrelado a isso, os alunos também passam a receber o acompanhamento de multiprofissionais na área da psicopedagogia, da psicologia, da fonoaudiologia, da fisioterapia e, se necessário, da enfermagem. “É emocionante saber que o local em que por muitos anos funcionou a Helfen, onde iniciei minha carreira na educação, agora pertence ao Município e que poderemos, enquanto representantes do poder público, fazer a diferença na vida de alunos especiais e suas famílias”, externou a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Carla Silveira.  

 

São cerca de 40 alunos matriculados na unidade de ensino, que é dirigida por Isis Beatriz Fagundes da Silva e por Silvana Teresa Krupp, que assume a direção geral da Educação Inclusiva. “Queremos trabalhar também a inclusão dos estudantes, com a preparação e inserção deles na rede regular”, reforçou Carla. O momento também contou com homenagem à família de Lucas Sauer, um dos primeiros alunos da Helfen, há mais de 30 anos.  

Fonte: PMT