A estiagem no Rio Grande do Sul em debate nas páginas do PSB-RS

07/03/2022 (Atualizado em 07/03/2022 | 17:04)

Live aconteceu na última sexta, dia 4 de março e teve mais 1.700 visualizações até agora

Um encontro digital para celebrar o primeiro ano dos 21 jornais regionais, o lançamento da 6ª edição das publicações socialistas e um debate sobre as ações políticas que devem ser adotadas para combater a forte estiagem que assola o Rio Grande do Sul desde o ano passado.

Estes foram os objetivos da live promovida pelo diretório estadual do PSB gaúcho, na noite da última sexta-feira, dia 4 de março, com a participação do presidente estadual da sigla, Mario Bruck, do deputado estadual, Elton Weber, da secretária geral do PSB-RS, Mari Trindade, e do presidente do diretório socialista de Porto Alegre, o vereador Airto Ferronato.

Mari Trindade abriu o debate, em suas considerações iniciais, lembrando a importância da agropecuária para economia gaúcha e a irresponsabilidade que o tema mudanças climáticas é tratado aqui no Estado. Lembrou também que está é a maior seca dos últimos 70 anos no Rio Grande do Sul.

O vereador Airto Ferronato salientou em sua primeira fala a importância do debate e da discussão sobre as causas e efeitos da estiagem e ainda lembrou as perdas extraordinárias para o homem do campo, assim como para o homem urbano pelo aumento do custo da sua alimentação.

Já o deputado Elton Weber, um representante da agricultura familiar gaúcha, abriu suas considerações lembrando que já são mais de 400 municípios gaúchos em situação de emergência e outros tantos ainda esperando a sua decretação. Lembrou também que o assunto não é novidade e que não há ainda uma política pública eficiente no sentido de amenizar os problemas da estiagem no estado. Weber  concluiu que somente agora, depois de milhões em prejuízos para os produtores e na alta sensível do custo da alimentação, a construção do plano de governo do pré-candidato do PSb ao Piratini, Beto Albuquerque, está tratando o assunto com seriedade.

Mario Bruck, o presidente socialista gaúcho, lembrou a total falta de planejamento e também de sequencia dos planos de governo implantados após a troca do comando no governo estadual potencializaram os prejuízos desta que é uma das maiores secas de todos os tempos no Rio Grande do Sul e que ela atinge não só a comunidade rural, como também a urbana. Tanto que a própria capital dos gaúchos sofre, e muito, os efeitos da estiagem, trazendo junto com a alta do custo de vida, a falta de água para uma boa parte de sua população, principalmente nas comunidades de menor poder aquisitivo.

A íntegra do debate, que foi bastante elogiado pelo sua qualidade de argumentos e dados trazida pelos seus participantes, você pode acessar clicando aqui

A live foi mediada pelo jornalista Ricardo Ritzel e transmitida em cadeia de comunicação entre a página no Facebook do PSB-RS e as páginas das 21 regionais socialistas, além das redes sociais dos dirigentes partidários e dos participantes desse programa. Ela atingiu mais de 1.700 espectadores e teve mais de 1780 comentários e curtidas vindas dos mais diversos municípios gaúchos.

Fonte: Assessoria de Comunicação do PSB-RS