PSBCAST: Você sabe como funcionam as leis de incentivo à Cultura?

07/06/2022 (Atualizado em 07/06/2022 | 11:18)

O gestor cultural Neidmar Alves explica em um bate-papo com o jornalista Ricardo Ritzel

Foto: Stéphany Franco
Foto: Stéphany Franco

Na segunda parte da entrevista com Neidmar Alves, gestor cultural e ex-presidente do Conselho Estadual de Cultura (CEC RS), o jornalista Ricardo Ritzel questiona como funcionam as leis de incentivo à Cultura no Brasil. Na ocasião, Alves destaca o papel da cultura para a população e reflete sobre a emergencialidade das leis que apoiam o setor cultural durante a pandemia da Covid-19. 

Durante o bate-papo, o socialista ressaltou, ainda, os vetos do atual governo em relação ao fomento do setor cultural. "O Bolsonaro vetou o financiamento à Cultura durante a pandemia". Para Alves, tão importante quanto a garantia desses recursos para o setor, é a formação e qualificação permanente para que os artistas saibam elaborar projetos culturais a fim de participar de editais. "Muitas pessoas nem sabem como participar de editais. É necessário qualificação para que esse processo se torne mais amplo e acessível", ponderou.

Alves destaca, ainda, que é mito que haja carta marcada nas escolhas de projetos que são aprovados nos editais do RS. "O que acontece é que tem um grupo de pessoas que dominam a produção de projetos e, consequentemente, elas conseguem atender todos os critérios exigidos nos editais".


Para ouvir o bate-papo na íntegra, clique aqui.


>>> Confira a primeira parte da entrevista com Neidmar Alves.


Fonte: Stéphany Franco/Comunicação PSB RS