Junto com lideranças locais, Dalciso solicita inclusão de Três Coroas na RMPA

08/06/2022 (Atualizado em 08/06/2022 | 11:58)

Foto: Ramon Lopes
Foto: Ramon Lopes

Em reunião realizada na manhã desta terça-feira (7) com o Superintendente da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional – Metroplan-RS, Francisco José Soares Horbe, o deputado Dalciso Oliveira (PSB) entregou ofício solicitando a inclusão do município de Três Coroas na Região Metropolitana do Estado, mediante a realização de novo estudo. “Esta é uma demanda de suma importância, significaria uma mudança estratégica para que a cidade possa se desenvolver ainda mais. Além disso há uma grande expectativa da população”, destacou o parlamentar ao lembrar que o tema já foi motivo de tratativas anteriores, mas precisa ser retomado.
 
Dalciso agradeceu a atenção do superintendente que prontamente recebeu a comitiva e atendeu o pedido. Horbe garantiu que, não somente vai, já nas próximas semanas, abrir um processo administrativo para atualizar o estudo técnico, como também quer organizar uma visita ao município.
 
O deputado esteve acompanhado dos vereadores de Três Coroas do PSB, Gabriel Feiten e Batista Cemim e também o secretário de turismo do município, Cristian Krummenauer, que defendem a inclusão para promover mais benefícios para a cidade e a comunidade, inclusive no acesso a serviços de saúde e educação, e investimentos em transporte e saneamento. Feiten garante que a mudança representaria um grande avanço, com benefícios econômicos e sociais. “ Essa condição facilitaria a captação de investimentos, e em questões de saúde e educação”. Opinião também explicitada pelo vereador Cemim. “Três Coroas fazer parte da região Metropolitana vai trazer mais desenvolvimento para nossa cidade”. 
 
No ofício, o deputado argumenta que muitas mudanças aconteceram decorridos mais de dez anos do último estudo realizado, por meio de Grupo de Trabalho (GT) da Metroplan-RS, sobre a possibilidade de inclusão do município seja do ponto de vista físico-territorial, funcional ou socioeconômico. Assim se justifica a realização de uma nova análise. O documento do GT aponta que Três Coroas tem apenas 7% do seu perímetro municipal em comum com a RMPA, mas com a entrada em vigor da Lei Complementar nº 13.853/2011 que incluiu Igrejinha na RMPA, essa linha de contato foi ampliada para mais de 35%. Outro fator para ser avaliado é que Igrejinha e Três Coroas são atualmente cidades contínuas, com ruas e avenidas que se ligam, como a Avenida David Breyer, que passa pelos dois municípios, e a Av. João Correia e a Rua Farroupilha em Três Coroas que são a sequência da Rua Anita Garibaldi de Igrejinha, a principal ligação interna dos dois municípios.
 
 

Fonte: Daniela Miranda/Comunicação dep. Dalciso Oliveira