Formação Política

2020
2019
2019
2017
2013
2011

Conteúdo em breve.

Quase 50 socialistas, de 17 cidades do Rio Grande do Sul, concluíram neste domingo o 2º módulo do Intensivo de Formação Política, realizado pelo PSB/RS em parceria com a Fundação João Mangabeira. “Todos agora serão multiplicadores do conhecimento adquirido”, analisou o presidente do PSB gaúcho, Mário Bruck.
Foram três dias de debates, palestras e outras práticas na Associação São Boaventura/Pousada São Lourenço, no bairro Partenon, na Capital. A abertura, na sexta-feira, contou com palestra do diretor da FJM, Fábio Maia, que ressaltou a importância da Fundação João Mangabeira na formação dos quadros socialistas. O vice-presidente da entidade, Alexandre Navarro, abordou as questões da conjuntura nacional. O coordenador da Escola Miguel Arraes, Adriano Sandri, apresentou um pouco da história do PSB no Brasil e o secretário geral do PSB/RS, Vicente Selistre, falou sobre a história do partido no Estado. O presidente Bruck comentou os destaques de uma gestão partidária eficiente. O secretário de Formação, Fabiano Dupont, coordenou a dinâmica sobre os Desafios do PSB no Rio Grande do Sul. Os participantes foram divididos em oito grupos para as discussões e apresentações. No segundo dia, cada grupo trabalhou sobre um tema – a história do PSB, fórmulas de gestão e outros. Um a um, todos os participantes receberam ainda noções de como discursar para grupos. “No trabalho de multiplicadores, teremos um papel importante na construção partidária, na elaboração e acompanhamento do melhor projeto para prestar o melhor trabalho na sociedade”, opinou o assessor parlamentar Roque dos Santos, de Campo Novo. “Tenho certeza que todos aqui puderam aprender coisas importantes, que vão ser úteis não só na vida política, mas no dia a dia de cada um”, completou Ana Paz de Oliveira, a Ana de Tandera, que atua em movimentos sociais. 

Para Fabiano Dupont, o evento foi além das expectativas e a procura superou o número de vagas disponíveis. A iniciativa permite agora a formação nas regiões. Os participantes estão sendo capacitados desde o ano passado pelo PSB e pela Fundação João Mangabeira para serem multiplicadores. “A ideia é que, a partir do segundo semestre, os formadores já comecem a atuar em encontros regionais”, explica.
Dupont salienta que, mais uma vez, o partido e a Fundação demonstraram que estão preocupados em oferecer conhecimento e formação política para os companheiros socialistas das diferentes regiões. Ele avalia como positivo o nível de comprometimento dos participantes. “Eles saíram do curso extremamente motivados para repassar os conhecimentos adquiridos nos três dias. Tosos têm muita vontade de fazer a coisa acontecer”, acrescenta. Os deputados Elton Weber e Dalciso Oliveira, e o secretário estadual de Obras e Habitação, José Stédile, também compareceram ao evento.

“Tenho certeza que, para todos, foi uma excelente troca de experiências. Todos aprendemos muito. Agradeço a cada um dos participantes”, finalizou Fabiano Dupont.

Ocorreu na sexta-feira, 6 de outubro, no auditório Fundação João Mangabeira (FJM) da sede estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB) em Porto Alegre, o programa intensivo de formação política – módulo III. Participam 45 formadores regionais que vão a campo a partir do mês que vem, para ofertar formação política nas linhas trabalhadas pela FJM/RS.

Atuaram como palestrantes o presidente estadual do PSB e membro da comissão da FJM, Mário Bruck; o secretário geral do PSB/RS e também membro da FJM, Vicente Selistre; e o coordenador da FJM no RS, Fabiano Dupont. Estiveram no evento o deputado federal Heitor Schuch e o secretário estadual de Obras, José Stédile.

Foram trabalhados os temas da história do partido desde o início da configuração do PSB nacional; a história do partido estadual, a organização do partido no Rio Grande do Sul até hoje; a gestão partidária desde a obrigação do que o gestor tem de fazer para organizar o partido; a preparação para as eleições, compreendendo que uma candidatura tem que ter um projeto, um plano de governo. “Vai ser candidato a vereador ou a prefeito pelo partido? Então tem que montar um projeto baseado nas linhas do PSB”, afirma Dupont.

Serão 45 formadores que irão levar as premissas partidárias do PSB para todo o Estado.

“Abordamos informações importantes, que nosso curso formação prega e cada formando vai sair daqui hoje com material para levar para o seu município, para a região que ele vai ser responsável de trabalhar. Material em vídeos lâminas, os painéis que estão sendo aplicados hoje, todos eles estão sendo filmados e essas filmagens e serão disponibilizadas para que eles possam apresentá-las nos seus municípios das respectivas regiões”, finaliza o coordenador da FJM/RS. O encerramento foi às 18h de hoje.

A Formação Política no PSB-RS

No dia 1º de maio de 1994, em atividade realizada na cidade de Erechim, o Partido Socialista do Rio Grande do Sul inaugurou as atividades de formação política de seus quadros, filiados e simpatizantes. 

Naquela oportunidade foi inaugurado um formato que foi planejado, desenvolvido e executado por militantes e pensadores aqui do RS, adequado às características e à cultura política dos Gaúchos.
O grupo inicial foi constituído por Carlos V. Orling, Carlos Vollmer, Edilberto Stein de Quadros e Mari Trindade Machado, que organizaram as atividades por painéis, sendo os principais: a Matriz Ideológica do PSB; a História do Partido; as Diferenças do PSB e os demais partidos da esquerda brasileira; a forma de sua organização. Todos os encontros são iniciados ou encerrados com uma análise de conjuntura.

Mais tarde, surge, em nível nacional, a Fundação João Mangabeira, com a finalidade de organizar a formação política dos socialistas e introduz formas e métodos aprimorados, utilizando em larga escala a publicação de impressos, cursos on line e formas virtuais de formação política. 
Seu maior esforço foi o de unificar a linguagem do PSB no território continental do nosso País.

O RS imediatamente se associa à FJM.  Adequa seus conteúdos e conjuntamente elaboram o planejamento anual de formação política que vem sendo desenvolvido intensamente desde então.
Hoje se pode contabilizar 23 anos ininterruptos de atividades de formação, com mais de 700 cursos desenvolvidos em locais que abrangem todo o território gaúcho.
Cursos realizados pela FJM em 2013

Cidade:BAGÉ
Promoção: PSB-RS e Fundação João Mangabeira
Local: Câmara Municipal de Vereadores.
Data: 27-04-2013 Início: 9:00 Término:17:00
Número de Participantes: 18 pessoas.
Ministrante: Carlos Orling
  
Cidade:LAVRAS DO SUL
Promoção: PSB-RS e Fundação João Mangabeira
Local: Câmara Municipal de Vereadores.
Data: 28-04-2013 Início: 9:00 Término: 14:00
Número de Participantes: participaram além do Presidente do PSB local, os dois vereadores do Partido na cidade e ao Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais da cidade que pertence aos quadros do Partido, além de outros militantes e filiados.
 
Cidade:TUPACIRETÃ
Promoção: PSB-RS e Fundação João Mangabeira
Local: Câmara Municipal de Vereadores
Data: 04-05-2013 Início: 9:00 Término: 17:00
Número de Participantes: 21 participantes
Ministrante: Carlos Orling
Participantes destacados: Além da Vereadora do PSB Cláudia Câmera Amaral, participou ativamente o candidato a Prefeito na última eleição municipal Rogênio Reichembach. Dirigentes e militantes municipais participaram ativamente durante todo o dia.
 
Cidade: VIAMÃO
Promoção: PSB-RS e Fundação João Mangabeira
Local: sede social do Condomínio Sociedade da Lagoa - Parada 72ª - km 21 - RS 040.
Data: 11-05-2012 Início: 9:00 Término: 17:00
Número de Participantes: 22 pessoas
Ministrante: Carlos Orling
Participantes destacados: Dirigente Estadual Anabel Lorenzi, que é Secretária de Mulheres da Executiva Estadual e fez apelo para que os segmentos do partido sejam organizados no município.
 
 Cidade: HORIZONTINA
Promoção: PSB-RS e Fundação João Mangabeira
Local: Câmara Municipal de Vereadores.
Data: 17-05-2013 Início: 19:00 Término: 22:30
Número de Participantes: 36 pessoas
Ministrante: Carlos Orling
Participantes destacados: O Vice-Prefeito da cidade Bianchi, prestigiou o evento assim como o Secretário de Educação do Município, ambos pertencentes aos quadros do PSB.        
 
Cidade: SANTA ROSA
Promoção: PSB-RS e Fundação João Mangabeira
Local: Sede Social do Clube Cultural - Av. Santa Cruz, 645
Data: 18-05-2013 Início: 9:00 Término: 17:00
Número de Participantes: 31pessoas.
Ministrante: Carlos Orling
Participantes destacados: O Vice-Prefeito da cidade Luiz Antonio Benvegnu, prestigiou o evento assim como os Secretários de Governo do Município, ambos pertencentes aos quadros do PSB. Observação: Registramos a presença de representantes de Tuparendi, São Martinho, Santo Ângelo e Horizontina.
 
 Cidade: SANTA MARIA
Promoção: PSB-RS e Fundação João Mangabeira
Local: Câmara Municipal de Vereadores 
Data: 10-08-2013 Início: 13:30 Término: 17:00
Número de Participantes: 20 pessoas.
Ministrante: Carlos Orling
  
Cidade: PELOTAS
Promoção: PSB-RS e Fundação João Mangabeira
Local: Câmara Municipal de Vereadores
Data: 17-08-2013 Início: 14:00 Término: 16:30
Número de Participantes: 40 pessoas.
Ministrante: Carlos Orling
Participantes destacados: Participaram da mesa do Evento o Secretário Estadual da JSB João Pedro Grill, o Vereador André Kisuco de Pinheiro Machado, Vereador Everton Clarão de Camaquã e Vereador Vitor Paladini de Pelotas.
 
Cidade: PORTO ALEGRE
Promoção: PSB-RS e Fundação João Mangabeira
Local: Sede Municipal do PSB.
Data: 12-11-2013 Início: 19:00 Término: 22:30
Número de Participantes: 55 pessoas.
Ministrante: Carlos Orling

Cidade: CAXIAS DO SUL
Promoção: PSB-RS e Fundação João
 Mangabeira
Local: Câmara Municipal de Vereadores.
Data: 25-11-2013 Início: 19:00 Término: 22:00
Número de Participantes: 25 pessoas.
Ministrante: Carlos Orling
 
Cidade: SÃO JOÃO DA URTIGA E REGIÃO
Promoção: PSB-RS e Fundação João Mangabeira
Local: Centro de Eventos SCALCO.
Data: 30-11-2013 Início: 8:30 Término: 13:30
Número de Participantes: 25 pessoas.
Ministrante: Carlos Orling
Participantes destacados: Participaram 3 pré-candidatos a Deputado Estadual: Ernani Heberle, Gilberto Scariot e Alessandro Dalzotto.
Observações: Representantes dos municípios de São João da Urtiga, Machadinho, São José do Ouro, Tapejara e Maximiliano de Almeida. Visitantes de Flores da Cunha e Erechim.

Cidade: OSÓRIO
Promoção: PSB-RS e Fundação João Mangabeira
Local: Câmara Municipal de Vereadores
Data: 09-12-2013 Início: 8:30 Término: 13:00
Número de Participantes: 23 pessoas.
Ministrante: Carlos Orling
Participantes destacados Visitaram o Evento o Deputado Estadual Miki Breier e a Secretária Estadual de Mulheres Anabel Lorenzi. Hélio Bogado, em nome do MPS de Osório promoveu o evento. Também esteve presente os três dirigentes da Coordenação do PSB do Litoral Norte.
Observações: Participaram filiados dos municípios de Osório, Capão da Canoa e Tramandaí.

Cidade: NOVO HAMBURGO
Promoção: PSB-RS e Fundação João Mangabeira
Local: Câmara Municipal de Vereadores 
Data: 25-05-2013 Início: 9:00 Término: 17:00
Número de Participantes: 30 pessoas
Ministrante: Carlos Orling
Participantes destacados: Registramos a visita durante o encontro da Secretária de Mulheres da executiva estadual Anabel Lorenzi.

Cidade: SÃO LOURENÇO DO SUL
Promoção: PSB-RS e Fundação João Mangabeira
Local: Sede Social do Esporte Clube São Lourenço, no centro da cidade.
Data: 15-06-2013 Início: 9:00 Término: 17:00
Número de Participantes: 33 pessoas.
Ministrante: Carlos Orling
Participantes destacados: Registramos a visita durante o encontro do Secretário de Juventude da Executiva Estadual do PSB-RS João Pedro Grill e do Assessor do Vice-Governador Valter Coswig.
Observações: O evento foi caracterizado pela presença de grande número de jovens que se integraram às fileiras do PSB local.

Cidade: JÚLIO DE CASTILHOS
Promoção: PSB-RS e Fundação João Mangabeira
Local: Câmara Municipal de Vereadores 
Data: 21-06-2013 Início: 19:00 Término: 22:30
Número de Participantes: 18 pessoas.
Ministrante: Carlos Orling
Participantes destacados: Presente o Vice-Prefeito do Município, o ex-Prefeito João Véstena, Vereadores, dirigentes e militantes.
 
Cidade: NOVA PALMA
Promoção: PSB-RS e Fundação João Mangabeira
Local: Sede Municipal do PPS, Partido político que integrará a futura coligação.
Data: 21-06-2013 Início: 14:00 Término: 17:30
Número de Participantes: 18 pessoas.
Ministrante: Carlos Orling
Participantes destacados: Presente o Prefeito Municipal do PSB e a Vereadora socialista
 
Cidade: CANGUÇÚ
Promoção: PSB-RS e Fundação João Mangabeira
Local: Câmara Municipal de Vereadores
Data: 29-06-2013 Início: 19:00 Término: 22:30
Número de Participantes: 32 filiados.
Ministrante: Carlos Orling
Participantes destacados: Registraram presença o Deputado Catarina Paladini, o Prefeito Municipal, o Vereador César Silva e grande número de dirigentes municipais.

Cidade: ARROIO DO SAL
Promoção: PSB-RS e Fundação João Mangabeira
Local: Camping da Figueirinha.
Data: 21-07-2013 Início: 9:00 Término: 17:00
Número de Participantes: 40 pessoas.
Ministrante: Carlos Orling
Participantes destacados: Visitaram o evento Rony Niemeier, Assessor do Deputado Roso, o Deputado Miki Breier e Anabel Lorenzi, secretária estadual de Mulheres.
Observações: O evento teve caráter regional contando com a presença de filiados e dirigentes dos municípios de Terra de Areia, Capão da Canoa, Osório, Arroio do Sal, Três Cachoeiras, Dom Pedro II, Capivari e Tramanda

Municípios onde foram realizados os cursos em 2011

Vacaria
No dia 26 de março de 2011, em Vacaria, filiados de diferentes municípios participaram de curso de formação política promovido pela Regional da Serra do PSB. A atividade foi realizada pelo PSB/RS, através do secretário estadual de Formação Política, Carlos Orling, que foi auxiliado por Gildo Silva.
Participaram efetivamente da atividade 52 filiados ou simpatizantes, entre eles o vice-prefeito e vereador de Flores da Cunha, além do deputado federal José Stédile.
No intervalo para o almoço ocorreu um ato de filiação de diversas lideranças de Vacaria, destacando-se entre elas o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vacaria, Sérgio Poletto.

Porto Alegre
Filiados do PSB que exercem funções no governo do Estado e na Assembleia Legislativa participaram de curso de formação política realizado em duas etapas - dia 30 de março e 6 de abril - em Porto Alegre.
Ministrado pelo secretário de Formação Política do PSB/RS, Carlos Orling, o curso contou com a participação do vice-governador Beto Grill, que abriu a atividade. O curso foi realizado com apresentação de vídeo da Fundação João Mangabeira e exibição de slides. Ao final dos encontros, os participantes puderam debater os conteúdos apresentados e esclarecer dúvidas. Mais de 50 filiados participaram dos dois dias de curso.

Cruz Alta
Filiados do PSB de Cruz Alta e região participaram do curso de formação política realizado pela secretaria de Formação Política do PSB/RS e Fundação João Mangabeira – FJM dia 16 de abril de 2011.
Participaram efetivamente da atividade 86 filiados ou simpatizantes, entre eles o deputado federal Luiz Noé e o deputado estadual Catarina Paladini. Durante os trabalhos, visitou a reunião o militante sindical Enilson Pool da Silva, que articulava a participação do PSB na disputa pelo Centro dos Professores do Estado do RS – CPERS.
No intervalo para o almoço ocorreu um ato de filiação de diversas lideranças de Cruz Alta.
 
Santa Cruz do Sul
No dia 14 de maio de 2011, a Direção Estadual do PSB-RS, através do seu secretário de Formação Política, Carlos Orling, realizou atividade de formação política no município de Santa Cruz do Sul.
A atividade foi promovida pela Secretaria de Mulheres do PSB local e contou com a presença de 32 participantes de diversos municípios, além do deputado estadual Heitor Schuch.
 Gravataí

Filiados e simpatizantes do PSB de Gravataí participaram no dia 21 de maio do curso de formação política promovido pelo PSB/RS e Fundação João Mangabeira – FJM. Entre os participantes estavam o deputado estadual Miki Breier e a vereadora Anabel Lorenzi.
A atividade foi realizada na Câmara de Vereadores de Gravataí e foi coordenada pelo secretário de Formação Política do PSB/RS, Carlos Orling, que utilizou recurso de vídeo produzido pela Fundação João Mangabeira e power-point para a exposição dos conteúdos. Após a exibição do vídeo e apresentação dos slides, o participantes debateram o tema e esclareceram dúvidas.
 Santo Ângelo
O PSB de Santo Ângelo promoveu curso de formação política no dia 11 de junho. A atividade, realizada das 9h às 17h30min, contou com a presença de participantes da cidade e de uma delegação de quatro companheiros de Salvador das Missões.
O curso foi realizado na Câmara de Vereadores de Santo Ângelo, utilizando-se recurso de vídeo produzido pela Fundação João Mangabaeira e power-point para a exposição dos conteúdos. Participaram efetivamente da atividade 18 filiados ou simpatizantes, entre eles o assessor da Secretaria Estadual de Cultura, André Kryszczun, que é originário da cidade.
Durante as atividades, ocorreua visita de uma delegação de lideranças do PT, sob a coordenação do Sr. Coraza, que manifestou-se aos presentes. 
 
Porto Alegre
A Direção Municipal do PSB de Porto Alegre realizou atividade de formação política na Capital dia 18 de junho. O curso foi ministrado pelo secretário de formação política do PSB/RS, Carlos Orling, e pelo secretário de formação política do PSB de Porto Alegre, Márcio Vidal.
Realizada na Sede Estadual, a atividade contou com a presença de 54 filiados e simpatizantes, que assistiram a vídeo produzido pela Fundação João Mangabeira e acompanharam atentamente a exposição dos conteúdos.
 
Lajeado
A Direção Municipal do PSB de Lajeado promoveu curso de formação política no dia 1º de junho, na Câmara Municipal de Vereadores. O secretário de formação política do PSB/RS, Carlos Orling, assessorado por Marcos Barreira de Oliveira, realizou a atividade acompanhada por 14 filiados.
Para a exposição dos conteúdos foram utilizados slides e vídeo produzido pela Fundação João Mangabeira. Após a parte expositiva, seguiu-se um debate entre os presentes, que expuseram suas dúvidas. 

Arroio do Tigre
No dia 25 de junho 56 filiados e simpatizantes de 10 diferentes municípios participaram do curso de formação político realizado na Câmara Municipal de Arroio do Tigre. A atividade regional teve representação de Arroio do Tigre, Sobradinho, Tunas, Lagoão, Barros Cassal, Estrela Velha, Salto do Jacuí, Jacuizinho, Passa Sete e Fortaleza dos Valos .
O conteúdo do curso, ministrado pelo secretário de Formação Política do PSB/RS, Carlos Orling, foi apresentado através de vídeo produzido pela Fundação João Mangabeira e power-point. Ao final foi realizado um painel com o título “Eleições 2012”, que despertou grande interesse de parte dos presentes.
O deputado federal Luiz Noé também participou da atividade e apresentou informações sobre a conjuntura política do País.
 
Quaraí
A Direção Estadual do PSB/RS, através do secretário de Formação Política, Carlos Orling, realizou curso de formação política no município de Quaraí no dia 02 de julho. A atividade foi promovida pela Direção do PSB local e aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores.
Participaram efetivamente da atividade 14 filiados ou simpatizantes, assim como o deputado federal Luiz Noé, que manifestou-se trazendo informações sobre a conjuntura política.
 
Alvorada
Dia 06 de julho foi realizada em Alvorada mais uma edição do curso de formação política promovida pelo PSB/RS e Fundação João Mangabeira – FJM. A atividade aconteceu na Sede Municipal e reuniu cerca de 30 filiados ou simpatizantes. Após a exposição de slides e apresentação de vídeo produzido pela FJM, seguiu-se um debate entre os presentes sobre as eleições 2012, que despertou grande interesse dos presentes.
Conforme Carlos Orling, secretário de Formação Política do PSB/RS e ministrante do curso, “as manifestações individuais nos permitiram sentir o nível do impacto dos conteúdos em cada participante e o êxito da atividade”.
 
Viamão
Foi realizado curso de formação política no município de Viamão durante o dia 10 de julho, na sede social do Condomínio Sociedade Lagoa, na RS-40. A atividade foi promovida pelo PSB local e realizada pela Direção Estadual, através da Secretaria de Formação Política.
Participaram efetivamente da atividade 57 filiados ou simpatizantes. Também estiveram presentes no evento membros da direção local do PPS, que se pronunciaram em apoio ao pré-candidato a prefeito pelo PSB, Geraldinho.
Após a parte expositiva, seguiu-se um debate entre os presentes, que expuseram suas dúvidas. Antes do final do evento, houve um painel com o título eleições 2012, que despertou grande interesse e debate.
 
Portão
No dia 17 de julho filiados e simpatizantes do PSB de Portão participaram de atividade de formação política realizada na Câmara Municipal de Vereadores. Ministrado pelo secretário de Formação Política do PSB/RS, Carlos Orling, o curso teve seu conteúdo trabalhado através da exibição de vídeo produzido pela Fundação João Mangabeira – FJM e slides sobre o tema. 
Após a apresentação, seguiu-se debate e exposição de dúvidas dos participantes.
 
Santa Maria
Filiados novos e antigos que estão reorganizando o PSB de Santa Maria promoveram encontro de formação política no dia 23 de julho, na Câmara Municipal de Vereadores. Mais de 20 pessoas assistiram à explanação do secretário de Formação Política do PSB/RS, Carlos Orling, que apresentou o conteúdo do curso e esclareceu dúvidas dos participantes.

Lajeado
Filiados e militantes do PSB de Lajeado participaram de curso de Formação Política no dia 03 de agosto de 2011, na Câmara de Vereadores. Após a exibição de vídeo da FJM e slides com exposição do conteúdo, os participantes esclareceram suas dúvidas. 
Antes do final do evento, houve um painel com o título eleições 2012, que despertou grande interesse e debate.
  
Cachoeirinha
O PSB de Cachoeirinha promoveu Seminário de Formação Política no dia 11 de agosto, reunindo mais de 150 filiados na Câmara Municipal.
A atividade contou com a participação de lideranças estaduais, que atuaram apresentando ou mediando painéis temáticos. Participaram da atividade o presidente estadual do PSB/RS, Caleb de Oliveira, o vice-governador Beto Grill, o deputado federal José Stédile, o deputado estadual Miki Breier e o prefeito de Cachoeirinha, Vicente Pires.
 
Jaguarão
Dias 20 e 21 de outubro foram destinados à formação política dos filiados e simpatizantes do PSB de Jaguarão. A atividade, ministrada pelo secretário de Formação Política do PSB/RS, Carlos Orling, contou com a presença do vice-prefeito Fred Nunes e de vários pré-candidatos a vereador.
 
Pelotas
Cerca de 40 filiados e simpatizantes residentes em Pelotas e Capão do Leão participaram de curso de Formação Política realizado dia 22 de outubro de 2011, na Câmara de Vereadores de Pelotas. A atividade, ministrada pelo secretário de Formação Política do PSB/RS, Carlos Orling, contou com a presença do deputado estadual Catarina Paladini e de pré-candidatos a vereador.
Durante o curso foi exibido vídeo produzido pela Fundação João Mangabeira e apresentado power-point para a exposição dos conteúdos.

PESQUISA

ASSINE NOSSA NEWLETTER