PSB Contigo entra em nova fase

25/07/2020 (Atualizado em 25/07/2020 | 18:22)

Cerca de 2 mil participantes distribuídos em mais de 200 municípios acompanham às 150 videoaulas do PSB Contigo. Os números demostram a grandiosidade do projeto lançado pela direção do PSB RS este ano para a capacitar os pré-candidatos socialistas em todo estado. Na segunda-feira (27), a iniciativa entra em uma nova fase com aulas ao vivo, com o objetivo de aprimorar os conteúdos desenvolvidos durante o curso, permitindo uma interação com os participantes e apresentando exemplos práticos.
Pioneiro no Rio Grande do Sul e no Brasil, o projeto foi idealizado pelo presidente Mário Bruck, como uma forma de levar conhecimento técnico em gestão pública, marketing e planejamento de campanha de maneira democrática para todos os pré-candidatos do partido. Também foi a alternativa encontrada pela direção estadual para garantir a capacitação dos pré-candidatos durante o período da pandemia. “Tenho certeza que o PSB vai apresentar o melhor time de pré-candidatos e pré-candidatas nestas eleições. Estarão todos muito bem preparados para enfrentar o pleito em seus municípios”, projeta o presidente.
A criação e o desenvolvimento da plataforma ficou sob a responsabilidade de Darlan Freitas, formado em Gestão Pública, empresário e presidente do PSB de Caçapava do Sul, que também ministra as aulas. A ideia era viabilizar uma plataforma com cursos objetivos que conseguisse auxiliar os mais diferentes perfis de pré-candidatos. “A criação de uma plataforma desta relevância impõe uma mudança na cultura de toda organização partidária, tivemos que criar um sistema de liderança em rede para que fosse possível organizar a base da dados com mais de 2 mil participantes”, explica. Para isso foram formadas equipes de mobilização regionais e locais. “O projeto só foi viável pelo empenho de centenas de companheiros e companheiras que acreditaram em um processo de renovação e transformação através do conhecimento”, avalia.
Freitas ainda ressalta o pioneirismo do PSB Contigo, na sua extensão em número de participantes e municípios atendidos, e abrangência de temas.  “Até o momento não há nada tão amplo e com tamanha capilaridade, neste momento a plataforma está em mais de 200 cidades, preparando pré-candidatos e dando caminhos para transformações em suas comunidades”, comemora.
 
Retorno positivo
Até o momento a receptividade dos participantes tem sido muito positiva. “O feedback tem sido maravilhoso, recebemos dezenas de depoimentos de alunos, que se somam às áreas de avaliação e sugestão”, garante o professor.
A qualidade dos cursos é atestada pelos participantes. É o caso de Murilo Quintana é pré-candidato a vereador em Cachoeira do Sul. "A plataforma PSB Contigo é uma ferramenta necessária de empoderamento dos socialistas na disputa pela democracia participativa nos municípios", avalia.
Vanderlei Scherer, pré-candidato a vereador em Parobé, considera de grande importância o lançamento da plataforma, especialmente neste ano em que a pandemia limita muitas ações. Ele teve a oportunidade de aprender as ferramentas disponíveis para conhecer o eleitor, o próprio candidato e a construção da sua mensagem. “É de suma importância que os pré-candidatos façam os cursos, pra mim foi muito bom. Obrigado ao PSB estadual por nos proporcionar tamanhas ferramentas em busca de um objetivo comum a todos nós.”
 
Nova etapa
A plataforma conta com 18 treinamentos, estruturados em seis áreas: construção da mensagem, produção, propagação, precisão, gestão pública e formação política. São mais de 150 aulas, com apostilas, exercícios de assimilação e planilhas de organização.
Até o momento a receptividade dos participantes tem sido muito positiva. “O feedback tem sido maravilhoso, recebemos dezenas de depoimentos de alunos, que se somam às áreas de avaliação e sugestão”, garante o professor.
Na próxima semana inicia uma nova etapa do PSB Contigo. Além das videoaulas gravadas disponíveis na plataforma, serão ministradas grandes aulas ao vivo, que permitem a interação direta com os participantes esclarecendo dúvidas e aprimorando os conteúdos apresentados. “Queremos oferecer sugestões que possam ser usados no dia a dia da campanha e no desenvolvimento dos futuros mandatos”. As aulas serão transmitidas pelo Facebook em um grupo voltado para os debates do participantes.
 
 
O desafio de conciliar, gestão, aulas e política  
Gestão, aulas e política. Há alguns meses esta tem sido a rotina de Darlan Freitas, presidente do PSB e pré-candidato a prefeito de Caçapava do Sul. Como empresário responsável por duas empresas, enfrenta os desafios impostos pela pandemia com a responsabilidade de preservar empregos. Como professor gerencia a maior plataforma online de capacitação política de pré-candidatos no estado: o PSB Contigo, com mais de 2 mil participantes em 200 municípios.
Como político encarou ou desafio de reestruturar o partido em Caçapava, apresentando uma pré-candidatura diferenciada, pois acredita que a administração municipal precisa de uma gestão inovadora com processos e indicadores.
A relevância que o PSB Contigo tem para o partido no estado, ratifica a sua capacidade administrativa e mostra que está preparado para encarar o desafio e comandar o município a partir do ano que vem. “Caçapava esteve presente desde a concepção da ideia, e foi aqui que realizamos um projeto piloto, implementando estratégias que estão sendo replicadas para os outros municípios”, compara. Como o partido foi reestruturado este ano não conta com uma grande estrutura de militância, que é compensada com trabalho duro e muita estratégia.A política acontece nos municípios, a visão socialista de igualdade de oportunidades é o centro desta proposta.”  
 
 

Fonte: Comunicação PSB RS

PESQUISA

ASSINE NOSSA NEWLETTER