Prefeitura de Taquara anuncia incremento no plano emergencial na saúde

Foto: reprodução PMT
Foto: reprodução PMT

Um dia após anunciar o plano de emergência para atendimentos na rede de saúde, a Prefeitura de Taquara reorganizou o fluxo de trabalho e fez um novo incremento. A partir desta quarta-feira (24), haverá um segundo médico que fará o atendimento de urgência e emergência do Hospital Bom Jesus (HBJ), atendendo das 19h às 7h, inclusive casos de Covid-19 neste turno.

 

Na segunda-feira, um médico, um enfermeiro e uma técnica de enfermagem se uniram à equipe que já estavam atendendo no Centro Covid, aberto de segunda a segunda-feira, das 7h às 19h, na Rua Bahia, bairro Santa Teresinha, fundos do Ginásio Municipal Tancredo Neves. Outros dois médicos também já estavam atuando no local, mas a procura pelo serviço triplicou do final da semana passada para o início desta. “O momento é crítico e estamos muito preocupados, pois estamos vivendo a consequência das aglomerações dos últimos dias, especialmente durante o carnaval”, externou a prefeita Sirlei Silveira.

 

A secretária de Saúde, Ana Maria Rodrigues, lembra que a Unidade Móvel de Saúde que vai para o interior está suspensa pelos próximos 30 dias, para que a equipe que trabalha neste serviço possa reforçar o atendimento no centro Covid e Pronto Atendimento do Posto 24h. “Neste momento, precisamos priorizar o combate à Covid pelo volume de atendimentos, aumento da contaminação e de casos ativos no Município”, reforçou.

 

Na tarde desta terça, a Secretaria de Saúde em conversa com a direção da Associação Hospitalar Vila Nova recebeu a confirmação da vinda de mais três respiradores para utilização na emergência do HBJ, em razão do elevado número de atendimento de pacientes graves e da falta de leitos de UTI disponíveis no momento. Atualmente, a casa de saúde conta apenas com um respirador, o que deixa a emergência desassistida para o atendimento de pacientes graves quando se precisa entubar aqueles com Covid e aguardar disponibilidade de leito em UTI.

 

Na última segunda, foram registradas mais de 207 pessoas no atendimento do Centro Covid, dez remoções para o HBJ, 40 testes aplicados, sendo a metade positivados. Segundo Ana, os números superaram todos os registros desde o início da pandemia. 

Fonte: Prefeitura Municipal de Taquara

PESQUISA

ASSINE NOSSA NEWLETTER