Passo Fundo: Prefeitura instala estrutura para criação da Farmácia Municipal 24 horas

04/03/2021 (Atualizado em 04/03/2021 | 11:07)

Foto: Diogo Zanatta
Foto: Diogo Zanatta

Ampliando as ações em saúde pública, a Prefeitura de Passo Fundo transformou um contêiner em um espaço adequado para receber as instalações da Farmácia Municipal 24 horas, uma demanda antiga da comunidade e que, nos próximos dias, poderá ser acessada pelo público. A estrutura, montada em frente ao Hospital Beneficente Dr. César Santos, fica ao lado da tenda de Pronto Atendimento para pacientes não Covid-19 instalada no local.

A Farmácia Municipal funcionará todos os dias, inclusive, aos sábados e domingos, para distribuir os medicamentos disponíveis na rede municipal de saúde aos pacientes que forem atendidos no espaço montado na instituição. O prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, conferiu, na manhã desta quinta-feira (04), o trabalho feito na estrutura e destacou a importância da iniciativa. "Avançamos muito na prestação deste serviço à comunidade. Ainda não tínhamos uma estrutura de farmácia pública que atendesse nossos pacientes 24 horas, todos os dias. Agora, com este espaço, isso será possível", assegurou ele, complementando que o local em frente ao Hospital Municipal demonstra ainda a importância da instituição para a Administração. "Estamos trabalhando fortemente para ampliar e qualificar todos os serviços oferecidos no Municipal".

O funcionamento da Farmácia Municipal 24 horas inicia nos próximos dias, a partir da finalização dos ajustes técnicos necessários para garantir a segurança sanitária no armazenamento dos medicamentos que serão ofertados. "Além disso, a Farmácia também acompanha outra ação importante aqui no Hospital Municipal, que é a implantação de um Pronto Atendimento para pacientes não Covid-19 na área externa da instituição, em uma tenda que foi totalmente adaptada para receber os cidadãos que não apresentam sintomas de Covid-19", declarou Pedro.

A secretária de Saúde, Cristine Pilati, explicou que a Farmácia equaciona uma dificuldade histórica da rede municipal na distribuição de medicamentos aos pacientes não Covid-19 atendidos no Hospital Municipal. "Muitas vezes, os usuários passavam pelos atendimentos, mas não conseguiam obter os medicamentos. Agora, com a instalação desta estrutura, com funcionamento 24 horas, esse problema deve começar a ser reduzido", observou ela.

Fonte: Prefeitura Municipal de Passo Fundo

PESQUISA

ASSINE NOSSA NEWLETTER