Meio Ambiente de Taquara estuda a ampliação do Castramóvel para a castração de fêmeas

29/04/2021 (Atualizado em 29/04/2021 | 13:27)

divulgação PMT
divulgação PMT

A retomada do Castramóvel, desativado desde outubro passado, está prevista para o segundo semestre deste ano. A atual Administração Municipal, por meio da Secretaria de Planejamento, Meio Ambiente e Captação de Recursos estuda a ampliação do projeto para o atendimento de fêmeas em Taquara. Desde a sua criação, somente cães e gatos machos recebiam castrações, sendo uma indagação da comunidade a necessidade desta assistência também para fêmeas.

 

Nos próximos dias, a secretaria estará encaminhando licitação para a contratação de veterinários para atuarem junto ao projeto. Outra mudança analisada pela Prefeitura é alocar o castramóvel em espaço fixo devido, principalmente, à recuperação e aos cuidados pós-operatórios das fêmeas.

 

“Estamos estudando a viabilidade de dispor o Castramóvel em um local fixo de atendimento, num imóvel com salas de recuperação para os animais castrados, principalmente nos casos das fêmeas, que requerem mais horas de cuidados pós-cirúrgico”, revela o secretário da pasta, Luciano Campana.

 

Em se tratando de animais de rua abandonados, Campana salienta que compete à secretaria atender somente casos em que são encontrados feridos, abandonados, doentes, ou quando são muito agressivos.

 

“O Conselho de Medicina não permite mais a criação de canis municipais, temos que atender o animal e devolvê-lo ao mesmo ambiente em que foi recolhido. Quando alguém encontra um animal e nos pede ajuda, auxiliamos com prescrição de medicamentos feita pelos nossos veterinários, e caso, precise de atendimento clínico, encaminhamos com termo assinado por quem solicitou para que seja responsabilizado pela futura adoção do animal”, salienta.

 

Segundo a fiscal ambiental, Dione Gelinger, quem encontrar algum animal ferido ou doente deve entrar em contato com a secretaria que fica junto à prefeitura. “Fazemos um cadastro prévio da pessoa que nos contatou e vamos até o local para saber qual o melhor atendimento a ser feito àquele animalzinho, sempre com a avaliação de um dos nossos veterinários”, explica Dione.

 

A secretaria de Planejamento, Meio Ambiente e Captação de Recursos atende de segunda à sexta-feira, das 7h30min às 13h30min. O telefone para contato é (51) 3541-9200, ramal 235.

Fonte: PMT

PESQUISA

ASSINE NOSSA NEWLETTER